O Programa Bolsa Atleta 2023, do Governo de Santa Catarina,
por intermédio da Fesporte, teve um aumento de inscrição de 33,7% em relação a
2022. No ano passado foram 798 atletas cadastrados, neste ano o total chegou a
1.067.
Finalizado o prazo de inscrição, dia 8 de maio, agora a comissão do Bolsa
Atleta da Fesporte se debruça na análise documental dos atletas inscritos.
Nesta fase, a equipe de técnicos analisa se todos os documentos comprobatórios estão
corretos e só então são validados. É nesta fase que se saberá quantos atletas
serão contemplados.
O Edital do Bolsa Atleta de Santa Catarina prevê os passos seguintes do processo, que são a publicação da lista dos contemplados no site da Fesporte, prazo para recursos, publicação dos atletas contemplados no Diário Oficial do Estado e por fim o envio do termo de adesão.
Segundo a Comissão do Bolsa Atleta, devido ao grande volume de inscritos, foi necessário criar uma força tarefa para agilizar o processo, pois nessa fase uma grande quantidade de documentos será analisada. Diante disso, a Comissão já estuda a possibilidade de estender o prazo da análise documental, previsto para se encerrar dia 15 de maio.
A Lei Bolsa Atleta
Publicado dia 24 de abril no Diário Oficial do Estado, o Edital do Programa Bolsa Atleta de Santa Catarina visa a transferência de recursos financeiros do Governo do Estado para os atletas e paratletas que se enquadrem no estabelecido pela Lei Nº 18.335/22.
Segundo essa lei a Bolsa Atleta é destinada prioritariamente aos atletas e paratletas praticantes do esporte educacional; atletas de alto rendimento em modalidades olímpicas e paralímpicas registrados nas entidades associadas, respectivamente, ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ou ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); e aos atletas e paratletas praticantes das demais modalidades constantes do calendário anual da Fesporte.