Na madrugada desta terça-feira (19), uma nova operação integrada entre a Marinha do Brasil (MB), autoridades portuárias e Órgãos de Segurança Pública resultou na apreensão de cocaína no Porto de Santos (SP). A apreensão ocorreu quando a Patrulha de Controle de Tráfego Terrestre, da Unidade Terrestre de Patrulhamento Itinerante, identificou um comportamento suspeito por parte de dois tripulantes que tentavam embarcar no Navio “Premium do Brasil”, atracado em um dos terminais porto.
A rápida ação dos agentes da Guarda Portuária resultou na prisão dos infratores, que estavam em posse de 10 tabletes da droga, destinados à Bélgica. O material apreendido e os suspeitos foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal. Como parte das medidas cautelares, o navio foi impedido de partir até que uma inspeção detalhada fosse conduzida, contando com a participação da Polícia Federal, Receita Federal e Mergulhadores da MB.
A apreensão reforça a colaboração entre as agências de Segurança no Porto de Santos e demonstra a importância do trabalho conjunto desenvolvido ao longo da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), para prevenir as atividades ilícitas na região, garantindo a manutenção da segurança nas instalações do maior porto da América Latina.
“Essa iniciativa decorre do trabalho contínuo dos membros que integram a GLO para o combate ao tráfico de drogas, armas e outros ilícitos, desarticulando as ações dos grupos criminosos que utilizam os principais portos brasileiros para a prática de atividades ilegais, inclusive as que envolvem outros países”, afirmou o Comandante da Força Tarefa da Marinha na GLO, Vice-Almirante (Fuzileiro Naval) Renato Rangel Ferreira.
“Lais de Guia”
Desde o dia 6 de novembro de 2023, cerca de 1.900 militares da MB estão sendo empregados no fortalecimento das ações de prevenção e repressão a delitos, como o tráfico de drogas e de armas, no âmbito da GLO, prevista para durar até 3 de maio de 2024, conforme o Decreto Nº 11.765, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de novembro de 2023.
Por meio da Operação “Lais de Guia”, nomeada em referência ao nó marinheiro famoso por sua utilidade e confiabilidade, a Marinha atua em coordenação com órgãos de Segurança Pública nas áreas terrestres e marítimas dos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP); e na área brasileira do Lago de Itaipu (PR e MS).
O comando da operação “Lais de Guia” incentiva a colaboração de todos, com informações que auxiliem em novas apreensões, por meio dos canais de DISQUE DENÚNCIA: no Estado de São Paulo, pelo número 181, e no Rio de Janeiro, pelo número 2253-1177. As denúncias são recebidas 24 horas por dia, todos os dias da semana.