Atualmente, estima-se que um milhão de pessoas vivam com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) no Brasil, sendo 650 mil homens e 350 mil mulheres. Segundo o Relatório de Monitoramento Clínico do HIV, atualizado em novembro de 2023, 92% dos homens estão diagnosticados, em comparação a 86% das mulheres. Por outro lado, estima-se que 108 mil pessoas sejam soropositivas sem saber, aponta o levantamento da Secretaria de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente do Ministério da Saúde.
O Brasil ocupa lugar de destaque no controle e prevenção do vírus. A profilaxia pré-exposição, consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual, permitindo que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Esta medicação antirretroviral é usada por mais de 103 mil pessoas no país, com faixa etária entre 20 e 39 anos (42%), segundo dados do painel PrEP do Sistema Único de Saúde.
Existem inúmeros benefícios da PrEP quando indicada corretamente por profissionais médicos e a prevenção é a mais importante delas. A medicação reduz o risco de contrair o vírus em mais de 90% dos casos. Além disso, serve como um controle pessoal flexível, feito com mais tranquilidade para os sorodiscordantes (quando uma pessoa é HIV positiva e outra é HIV negativa) ou expostas a comportamentos de alto risco.
Tratamento no conforto de casa
Para fazer uso da PrEP são necessários alguns exames. A medicação não previne apenas o HIV, mas infecções como sífilis e hepatite, e por isso é importante sempre testar a sorologia. Entendendo a grande tensão masculina para iniciar o autocuidado, a Omens, healthtech que impulsiona os cuidados com a saúde e bem-estar com qualidade, praticidade e sem tabus, disponibiliza consultas online com especialistas que auxiliam pacientes a descobrirem se a PrEP se aplica.
Após a consulta e exames, os especialistas liberam a receita necessária para retirada da medicação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também há uma opção para receber a medicação em casa, comprando diretamente pela plataforma, que envia os comprimidos em uma embalagem discreta para o endereço informado.
O uso da medicação pode acarretar em efeitos colaterais, como alterações no funcionamento dos rins ou fígado, perda de apetite e fadiga. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental para determinar se a PrEP deve ser diária ou sob demanda.
“A escolha entre as medicações disponíveis, tenofovir e entricitabina, deve ser feita com orientação médica, levando em conta o estilo de vida de cada paciente. Ambas são eficazes e requerem adesão rigorosa para garantir proteção”, explica o Dr. João Brunhara, urologista e cofundador da plataforma.
Democratizar o acesso à saúde masculina conectando usuários a especialistas de hospitais de renome é a missão da Omens. Com uma base de mais de 38 mil usuários em todo o país, as consultas podem ser realizadas no conforto de casa, por texto, áudio ou videochamada.
Sobre a Omens
Criada por Olivier Capoulade, Morgan Autret e pelo médico urologista João Brunhara, a Omens é uma solução online para saúde masculina, com consultas, medicação, cursos e especialistas. Para impulsionar os cuidados com a saúde e bem-estar com qualidade, praticidade e sem tabus, a Omens oferece consultas online, por videochamadas, telefone e mensagens, a partir de R$79, com possibilidade de parcelamento. Entre as categorias estão saúde sexual, pele&cabelo e emagrecimento. Desde a criação, a Omens já realizou mais de 40.000 consultas online com 95% de efetividade nos tratamentos de saúde sexual e dermatologia.