Único representante de hospitais públicos de Minas Gerais, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) recebeu, nesta sexta-feira (8), o Prêmio CriAção SUS 2023 na categoria “Atenção Hospitalar exclusivo SUS”, com o projeto “Linha de Cuidado a Pacientes Idosos com Fratura de Fêmur”.
A premiação ocorreu durante solenidade na sede da Opas, em Brasília (DF). A unidade estava entre os 15 finalistas do Prêmio CriAção SUS 2023, sendo que na categoria “Atenção Hospitalar exclusivo SUS” disputava com outros dois finalistas, sendo um de Goiânia (GO) e o outro de Fortaleza (CE). Ao todo, foram inscritos cerca de 400 trabalhos.
O projeto “Linha de
Cuidado a Pacientes Idosos com Fratura de Fêmur” foi desenvolvido no HMMDOLC
para adotar um fluxo de cuidado desde a chegada do paciente idoso com
fratura de fêmur na urgência e emergência até a o retorno dele para atenção
primária, a fim de restabelecer a qualidade de vida.
“A queda do idoso que, muitas vezes, acarreta em fratura de fêmur é um dos
principais problemas de saúde deste público. Essa situação pode ser, além de
limitante, incapacitante. Por isso, percebemos a importância da criação desta
linha de cuidados para que o idoso resgate as funções antes desta condição”,
explicou a diretora de Enfermagem do HMMDOLC, Luciana Pereira Cardoso.
Premiação CriAção SUS 2023
A premiação “CriAção SUS 2023 – Inovação na Gestão Pública” é idealizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com o Instituto Ética Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
É uma iniciativa que busca reconhecer ações e projetos de destaque em serviços de atenção primária, especializada, pré-hospitalar e hospitalar desenvolvidos por instituições da rede pública a nível nacional, além de incentivar a implantação de novas tecnologias e soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento e o fortalecimento do SUS.
Hospital Municipal
Com 13 anos de funcionamento, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) foi inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão. A unidade atende aos mais exigentes padrões de qualidade hospitalar, sendo habilitada como referência hospitalar na atenção à saúde em gestação de alto risco e unidade de assistência em alta complexidade cardiovascular, traumatológica e ortopédica e oncológica.
Além disso, detém os selos ISO 9001 (referente ao sistema de gestão de qualidade), ISO 14001 (voltado para o sistema de gestão ambiental), ISO 45001 (focado na gestão de segurança e saúde ocupacional) e certificação em nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Atualmente, menos de 400 hospitais no país têm acreditação ONA, sendo apenas 76 públicos.
Reconhecimento internacional
Devido à excelência em gestão e comprometimento com a população na prestação de serviços em saúde e desenvolvimento sustentável da unidade, o HMMDOLC foi homenageado no último dia 23 durante a 17ª edição do Quality Festival 2023, promovido pela Latin American Quality Institute (LAQI), em Lima, no Peru.
O Quality Festival 2023 é o maior encontro latino-americano da área de Responsabilidade Total, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) – Agenda 2030. A premiação “Latin American Quality Awards 2023” trata-se do reconhecimento máximo da Latin American Quality Institute (LAQI) devido à gestão de negócios, comprometido com a metodologia LAEM (Latin American Excellence Model) e desenvolvimento abrangente projetando para o ano de 2030.
Ampliação e reforma
Nos 20 mil metros quadrados de área construída, os pacientes têm o que há de mais moderno em infraestrutura, equipamentos e atendimentos, com conceitos inteligentes, como manutenção de baixo custo e processos ecologicamente corretos. Atualmente, a unidade está passando por melhorias e ampliações. A obra de reforma geral inclui pintura interna e externa e substituição de piso de todos os ambientes. Já foram executados 85% dos trabalhos previstos e a etapa final contará com pintura externa e melhorias no setor de imagem e de tomografia.
A ampliação, que também está 85% concluída, engloba a construção de um novo ambulatório, constituído por cinco salas de consultório, sala de gesso e sala de observação. O Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia terá três consultórios, seis suítes pré-parto, recepção, sala de triagem, sala de observação e de medicação (ambas com cinco leitos cada), banco de leite, além de ambiente para descanso de funcionários. A reforma e ampliação contempla ainda com demarcação de estacionamento e de esquadrias, revisão da parte hidráulica e reparos em tetos, forros, banheiros e pisos, entre outros serviços.