Seguido do Setembro Amarelo, foi criada recentemente a Semana de Conscientização sobre a depressão, que acontece a partir de 10 de outubro. Para trazer mais conscientização e reforçar a importância de olhar para temas relacionados à saúde mental, o Zenklub – maior especialista em cuidado emocional corporativo - realizou um levantamento trazendo os principais transtornos mencionados nas sessões de terapia de mais de 50 mil pessoas em sua plataforma no 1º semestre de 2023. Os dados mostram que os transtornos de ansiedade, depressão ou exaustão são os principais motivos e estão presentes em pelo menos 20% das consultas. Neste recorte (20%), a ansiedade é mencionada em 89% das sessões, liderando o ranking.
O segundo maior transtorno presente nas sessões de terapia é a depressão, representando 14% do total, seguido da exaustão, que está presente em pelo menos 4% das consultas. Para o levantamento, o Zenklub analisou os registros feitos pelo especialista/psicólogo na plataforma durante as sessões. Além disso, um paciente pode apresentar mais de um transtorno durante a consulta.
Quando analisado por gênero, os dados mostram que as mulheres são as mais impactadas na presença de todos os transtornos. Enquanto a ansiedade está presente em 64% das sessões de terapia realizadas por pacientes mulheres, a menção ao transtorno nas consultas realizadas por pacientes homens representa 36%.
Já a depressão está presente em 68% das sessões de terapia realizadas por pacientes mulheres e em 32% das consultas feitas por pacientes homens, enquanto a exaustão segue a mesma lógica: está presente em 63% das consultas realizadas por pacientes mulheres e em 37% das sessões de terapia feitas por homens.
“A conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental precisa contemplar todos. No entanto, mesmo com alguns avanços para uma sociedade mais equitativa, é inegável que as mulheres sofrem mais com transtornos mentais seja pela sobrecarga, preocupação constante ou acúmulo de funções por conta de suas jornadas duplas ou triplas”, avalia Maria Barreto, Chief Revenue Officer (CRO) do Zenklub.
Faixa etária de 26 a 30 anos sofre mais com ansiedade e exaustão
Quando analisados por faixa etária, os dados mostram que a ansiedade está presente em 31% das sessões realizadas por pacientes entre 26 e 30 anos. No entanto, a faixa etária dos 18 aos 25 anos não fica muito atrás: o transtorno de ansiedade está presente em 27% das consultas realizadas por esse grupo.
Em relação a exaustão, a faixa etária mais impactada segue sendo a de 26 a 30 anos - o transtorno representa 28% das sessões de terapia realizadas pelo grupo.
A depressão também está presente em 26% das sessões de terapia realizadas pela faixa etária de 26 a 30 anos, ficando atrás somente do grupo de de 18 a 25 anos, onde o transtorno está presente em 27% das consultas feitas.
Ao olhar para os dados, Rui Brandão, CEO e cofundador do Zenklub, explica sobre a importância que o trabalho tem na integridade da saúde mental dessas pessoas. “Passamos mais de ⅓ das nossas horas semanais nos dedicando ao trabalho. Ou seja, o trabalho tem a responsabilidade de gerar um efeito protetor na psique, impactando em fatores como renda financeira, pertencimento social, relações interpessoais, realização individual. Se o ambiente de trabalho não é saudável, acolhedor, se as relações não são boas e a empresa não tem uma cultura voltada para a segurança psicológica dos seus colaboradores, o trabalhador corre um risco maior de desenvolver transtornos como ansiedade, depressão e exaustão - o que impacta diretamente em sua performance e produtividade”, finaliza.