“Falar sobre a importância do envelhecimento saudável e traçar estratégias para envelhecer com qualidade de vida foi o que me trouxe ao Tribunal de Justiça hoje”, disse o geriatra Hammel Amorim, em palestra, nesta segunda (2), para servidores do TJAL. A ação abriu a Semana 60+, promovida pelo Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) em comemoração ao Dia Internacional do Idoso.
O geriatra abordou aspectos de como envelhecer com qualidade de vida, a importância do apoio familiar e do planejamento para a aposentadoria, além de conscientizar sobre hábitos alimentares, prática de atividade física e atualização de calendário vacinal.
O médico destacou que o Brasil vem se tornando um país com um maior número de pessoas acima de 60 anos, por isso é fundamental pensar em estratégias para acolher, cuidar e atender esse público.
“É muito importante falarmos sobre envelhecimento, saúde e qualidade das pessoas acima de 60 anos, porque o perfil da população brasileira e mundial tem mudado. Hoje temos mais ou menos 15% de idosos, mas a perspectiva é que esse número cresça e atinja 30% até 2050”, pontuou Hammel.
O especialista destacou ainda a importância de entender o que pode ser feito para melhorar o estilo de vida, a qualidade de vida, o sono, os hábitos alimentares, sendo fatores essenciais para que a promoção à saúde ocorra desde cedo.
Para a servidora Mamá Omena, diretora de cerimonial do TJAL, é visível e importante a preocupação do TJAL com a saúde do servidor. “Falar sobre envelhecimento saudável é fundamental para que possamos entender o que precisamos fazer para viver a melhor idade com mais qualidade de vida. E é muito bom ver o TJAL preocupado com a nossa saúde, promovendo tantas ações educativas”, ressaltou a servidora.
Semana 60+
A médica geriatra do TJAL e uma das organizadoras do evento, Mônica Lessa, ressaltou que a intenção da Semana 60+ é promover mais qualidade de vida e um envelhecimento bem sucedido e com autonomia do servidor do Tribunal de Justiça de Alagoas.
“A palestra de hoje abriu a Semana 60+, mas a programação tem diversas atividades, uma delas é a aplicação da avaliação geriátrica breve para traçar o perfil da população idosa do Tribunal. Hoje, o TJAL possui 393 servidores e magistrados com idade acima de 60 anos”, disse a médica.
Também estão previstas ações como a palestra com a odontóloga Yoko Ono, a revisão do cartão vacinal e serviço de verificação de pressão arterial.
Confira abaixo a programação da Semana 60+:
03/10 - terça
Verificação de pressão arterial
Revisão do cartão vacinal
Local: Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do TJAL (DSQV)
Horário: das 8h às 11h
04/10 - quarta
Roda de conversa sobre saúde bucal e qualidade de vida da pessoa idosa - odontóloga Yoko Ono
Local: Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do TJAL
Horário: a partir das 13h
05/10 - quinta
Aplicação do teste TAG 10 e orientações com geriatra - dra. Mônica Lessa
Local: Setor Médico do Fórum da capital
Horário: das 8h às 12h
06/10 - sexta
Aplicação do teste TAG 10 e orientações com geriatras - dra. Mônica Lessa e dr. Florisvaldo Pereira
Local: Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do TJAL
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
A Semana 60+, promovida pelo DSQV, tem apoio da Secretaria Especial da Presidência do TJAL.