O Dia Mundial da Segurança de Alimentos é celebrado todo dia 7 de junho, para chamar a atenção e inspirar ações voltadas para prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar.
Neste ano, em sua 5ª versão, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/OMS) foi “Padrões Alimentares Salvam Vidas”.
A cada ano, uma em cada 10 pessoas no mundo fica doente pela ingestão de alimentos contaminados. Mais de 200 doenças são causadas por alimentos contaminados com bactérias, vírus, parasitas ou produtos químicos, como metais pesados. Crianças menores de cinco anos representam 40% dos acometidos por Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). (FAO/OMS, 2023)
No caminho da prevenção, em colaboração com os órgãos de fiscalização estadual e federal, o município da Serra participa do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) da ANVISA que avalia, continuamente, os níveis de resíduos de agrotóxicos dos alimentos.
A dica da Vigilância Sanitária neste dia comemorativo é sempre observar as características dos alimentos a serem consumidos, tais como: odor, aparência, textura, datas de validade, armazenamento, temperaturas adequadas e quando possível origem e condições de transporte.
Todos podem desempenhar um papel ativo na prevenção de DTA e o “Dia Mundial da Segurança de Alimentos” nos oferece uma oportunidade para aprender mais sobre a segurança dos alimentos, pensar sobre o tema e compartilhar a mensagem com outras pessoas. “Segurança alimentar é assunto de todos”.