O Hemoal Arapiraca atende a demanda transfusional dos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Além de captar sangue e cadastrar doadores de medula óssea, o órgão assegura assistência hematológica a pacientes com hemofilia e anemia falciforme.
Histórico
O Hemoal Arapiraca é responsável pela coleta, processamento, armazenamento e dispensação de sangue para 14 hospitais e maternidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, bem como, pelo atendimento hematológico. Monitorado periodicamente pela Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS), a unidade atende a todas as especificações da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa).
O Hemoal Arapiraca recebe, em média, mil doações sanguíneas por mês para abastecer hospitais e maternidades dos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde. O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, é o maior consumidor do sangue coletado e processado pela unidade, por ser referência em atendimentos de traumas de Média e Alta Complexidades.
Além da Unidade Arapiraca, o Hemoal é formado pela Unidade Maceió, com postos de coleta nos bairros Trapiche e Farol. O órgão também possui uma Unidade de Coleta e Transfusão no município de Coruripe, que recebe doações todas as quintas-feiras.
*Fonte: Portal NN1