Na cidade de Ponto Belo no estado do Espírito Santo, das nove cadeiras da câmara municipal, cinco serão ocupadas por mulheres a partir de 2025.
Situada no Norte capixaba, Ponto Belo teve 69 candidatos a vereador, sendo 44 homens (63,77%) e 25 mulheres (36,23%). Na eleição do último dia 6 de outubro, cinco mulheres foram eleitas para o legislativo municipal tendo assim, uma representação mais fiel da população do município, que é de maioria feminina: em Ponto Belo, há 3.351 mulheres e 3.146 homens (dados do Censo 2022). Maioria feminina entre a população e eleitores não é um fato raro, porém, a predominância de eleitos do sexo masculino permanece, dada a quantidade de candidatos e histórico político.
Ponto Belo é uma das menores cidades do Espírito Santo. É uma cidade rural e com o IDH muito baixo, PIB idem, economia basicamente agrária e altamente dependente das transferências estaduais e federais para se manter financeiramente.
Na legislatura atual, três vereadoras ocupam cadeiras na Câmara. Duas delas, inclusive, seguirão ocupando as cadeiras pelos próximos quatro anos: Cláudia Rocha (PSDB) e Irmã Ilza (PP). Já a candidata à reeleição do PSB Vera Rabelo não foi eleita, mas ficou como suplente da Casa.
As outras três mulheres que vão fazer parte do legislativo local são Roze Guese (PDT), Victória Nina (PDT) e Nágila Rabelo (MDB). Elas desempenharão suas atividades junto a Lourinho do Bar (PP), Nego Ivan (PSB), Márcio Garcia (MDB) e Laércio Cajaíba da Agricultura (PSB).