Três deputados estaduais foram eleitos prefeitos em Santa Catarina no primeiro turno das eleições municipais realizado neste domingo. Os três são da bancada do PL. Um deles é o delegado Egídio, que venceu o pleito em Blumenau com 51,4% dos votos, o suficiente para garantir a vitória sem necessidade de segundo turno. O colega de partido, Stener Sorato, recebeu 73,3% dos votos em Tubarão e vai comandar o município nos próximos quatro anos. Edilson Massoco, da mesma sigla, vai assumir a prefeitura de Concórdia a partir de janeiro de 2025. Ele recebeu 48,78% dos votos na cidade.
Com esses resultados, três vagas serão abertas na Alesc para suplentes que devem tomar posse no ano que vem. Serão duas cadeiras para o PL e uma para o PRD, o antigo PTB, partido pelo qual o delegado Egídio foi eleito deputado em 2022. No PL, o primeiro suplente é Maurício Peixer, atual vereador em João. O segundo suplente é Alex Brasil, advogado de Florianópolis, que atualmente está no exercício do mandato de deputado estadual. Já no caso do PRD, o primeiro suplente é o atual vice-prefeito de Camboriú, Júnior Cardoso.
Outros três parlamentares da Assembleia Legislativa também participaram do pleito deste domingo. Em Joinville, o deputado Sargento Lima, do PL, terminou a eleição na segunda colocação com 11,49% dos votos.
O vencedor no município mais populoso do estado foi o atual prefeito Adriano Silva, do Partido Novo, reeleito em primeiro turno. O deputado Marcos José de Abreu, o marquito do PSOL, foi o segundo mais votado na disputa para a prefeitura de Florianópolis, com 22,23%. O atual prefeito, Topásio Neto, do PSD, venceu a disputa já no primeiro turno e vai permanecer à frente da administração da capital até 2028.
Em Chapecó, a deputada Luciene Carminati, do PT, foi candidata a vice-prefeita. Na chapa, liderada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), também do PT, que ficou em segundo lugar com 14,84% dos votos na disputa vencida pelo atual prefeito, João Rodrigues, do PSD, que foi reeleito.
Após a conclusão da votação, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, a desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Rita, fez um balanço positivo das eleições no estado. Ela exaltou a conduta de candidatos e dirigentes partidários no processo eleitoral.
“Um registro, um destaque especial para os candidatos e dirigentes partidários. No geral, tivemos uma campanha pautada pelo respeito às regras e pela urbanidade, o que refletiu na diminuição da judicialização eleitoral em relação à eleição de 2020.”
A apuração no estado foi encerrada por volta das 9 horas da noite, com a indicação de 295 prefeitos e vice-prefeitos eleitos, além de 2.912 vereadores. Mais de 16 mil urnas. As regras eletrônicas foram utilizadas em mais de 3 mil locais de votação.
As eleições municipais de 2024 já estão concluídas em Santa Catarina, já que não haverá segundo turno em Florianópolis, Joinville e Blumenau, os três municípios onde havia possibilidade de uma nova votação no dia 27 de outubro.