Em seu pronunciamento inicial da sessão desta quarta-feira (10), o vereador Sérgio Passarinho iniciou sua fala mencionando o movimento Maio Amarelo que vem se consolidando todos os anos com ações de conscientização para um trânsito melhor. Esse ano o lema é conscientizar a população a respeito dos cuidados para poupar vidas no trânsito, com o tema “No trânsito, escolha a vida”.
Sérgio lembrou alguns casos recentes que comoveram a população de Palmeira dos Índios, onde jovens foram vitimados por pessoas embriagadas que causaram acidentes ao assumir irresponsavelmente o volante: “Nossa comunidade vive ainda consternada pelas recentes mortes de dois jovens da nossa cidade: Pedro Caetano, que perdeu sua vida num acidente ocorrido na BR-316, quando o motorista de uma caminhonete fez uma ultrapassagem indevida colidindo frontalmente com o veículo de Pedro Caetano, e também da jovem Nubiele nas proximidades da Bona Sorte em Palmeira de Fora onde um motorista reincidente em dirigir embriagado ceifou a vida dela”, disse Sérgio, emocionado.
Outro registro feito pelo vereador foi sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia, divulgado pela Secretaria Estadual de Cultura onde as inscrições se encerram hoje dia 10/05. Sérgio Passarinho encaminhou um ofício à Secretaria de Educação no último dia 8 solicitando a adoção de medidas cabíveis para inscrição dos alunos da rede municipal de ensino.
Sérgio também mencionou as condições do ginásio poliesportivo Prefeito Enéas Simplício, antes, cenário de tantas importantes competições esportivas e eventos que reuniam milhares de pessoas. Entre as principais competições esportivas já realizadas no Poliesportivo, estão a Copa Palmeira de Futsal, Copa Sampaio de Futsal, Copa Palmeira dos Índios de Handebol, Copa Alagoas de Handebol, ambas promovidas pela Liga Palmeirense de Handebol, Torneios de Futsal Feminino, JEPI, entre outras competições de destaque, além de servir também para as escolas realizarem seus jogos internos. “Sabemos que o prefeito Júlio tem investido bastante em nosso município em relação a obras, e espero que a gestão possa observar a conservação das obras já existentes, como é o caso do ginásio poliesportivo.”, finalizou Sérgio
Melhorias para a população da Zona Rural
Na sessão desta quarta-feira (10) o vereador Sérgio Passarinho apresentou uma indicação solicitando à prefeitura através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito para implantação de pontos de ônibus nos povoados Coruripe da Cal, Povoado Moreira, Povoado Bem Te Vi e Zefa Bispo.
“Moradores das localidades me procuraram e relataram as dificuldades que enfrentam ao aguardar pelos transportes, uma vez que ficam expostos ao sol e a chuva, sem um mínimo de dignidade e conforto”, mencionou Sérgio durante a justificativa da indicação. “Sendo assim, solicitamos um estudo de viabilidade e a implantação de pontos de ônibus que atendam os usuários com o mínimo de conforto, de segurança, higiene e conservação de todos os direitos que a comunidade possui e que o poder público tem por obrigação proporcionar” finalizou o vereador.
Na indicação do vereador, os pontos devem ser instalados nas seguintes localidades: Coruripe Da cal - Em frente ao antigo Bar da Nambú, Moreira - Na entrada do povoado as margens da BR316, Bem Te Vi - Na entrada do povoado às margens da BR316 e nas casinhas, conhecido também como Zefa Bispo, nas proximidades da entrada do antigo campo da aviação”.
Ainda com relação à Zona Rural de Palmeira dos Índios, o vereador Sérgio Passarinho solicitou também, através da indicação nº 232/2023, que sejam instaladas lâmpadas de led no Sítio Caruá, além da substituição das lâmpadas já instaladas na localidade.
Em sua justificativa, Sérgio Passarinho disse que “essa indicação visa, em primeiro lugar, dar dignidade àquela população esquecida pelo poder público. É inadmissível que a população seja obrigada a conviver com a insegurança devido à pouca luminosidade das ruas do povoado, ficando à mercê da criminalidade.”
As lâmpadas de Led representam maior luminosidade para a área, bem como menor custo em Kw/hora, pois, embora o investimento em LED seja consideravelmente maior do que na iluminação tradicional, o retorno é a economia de energia que é muito maior, sem contar os benefícios para o meio-ambiente.
As lâmpadas do tipo LED têm uma vida útil em horas de mais de 50.000, enquanto a tradicional chega, quando muito, 7.000 horas de vida. A troca é realizada, portanto, num espaço de tempo imensamente maior.
Homenagem
Ainda na sessão de hoje, o vereador Sérgio Passarinho apresentou o projeto de decreto legislativo que concede a comenda Ordem dos Xucurus ao senhor Luiz Medeiros de Paula, conhecido como Sr. Luiz do Passaporte.
Luiz Medeiros de Paula, filho de José Francisco de Paula e Hilda Medeiros de Paula nasceu em 4 de outubro de 1945 no sítio Serra São João, Município de Palmeira dos Índios,
Aos cinco anos, mudou-se com sua família para o povoado Olho D'água do Aciolly, hoje, Igaci, residindo no Sítio Lagoa de Cima durante 16 anos, trabalhando na roça com os pais.
Em 1966, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar em uma firma. Logo após, se alistou no exército brasileiro, onde em uma missão viajou para o exterior durante quatro meses, voltando posteriormente ao Brasil até receber a reservista militar, ocasião em que se mudou para São Paulo, retornando dois anos depois. Em 1970 casou-se com Terezinha Farias, e continuou trabalhando na roça. Em 1976 o casal comprou um terreno e adotou seu primeiro filho, Luiz Carlos.
Eles continuaram trabalhando na roça por mais oito anos, mas a inquietude dentro de seu coração pela busca de uma vida melhor não passava. Então surgiu a ideia de montar um passaporte em palmeira dos índios. Em 1983 conseguiram junto à prefeitura, um ponto em frente ao Aero Clube, permanecendo no mesmo local durante 35 anos com muita luta e também muitas conquistas de amizades de todo estado de Alagoas e estados vizinhos. Assim, o Passaporte de Sr. Luiz levou o nome de nossa terra a vários lugares, pelo sabor desse lanche, e Luiz Carlos continua essa história. A atual gestão instalou o novo passaporte em um imóvel na Praça do Skate e denominou o passaporte como patrimônio do povo de Palmeira dos Índios. São inúmeros os relatos de palmeirenses e visitantes que “vindo a Palmeira e não lanchar no passaporte de Sr. Luiz, a viagem não foi completa”.