Em seu pronunciamento inicial, Sérgio Passarinho destacou a importância do dia de hoje, exaltando a identidade dos povos indígenas e o seu valor histórico. Mencionou também as dificuldades e descaso que muitas tribos têm sofrido: “Nosso dever é preservar as tradições e a identidade indígena. Um absurdo que vimos nos últimos meses na Amazônia crianças desnutridas e morrendo de fome, com doenças que poderiam ser curadas de forma simples se houvesse uma assistência médica que desse suporte às comunidades indígenas. Que o dia dos povos indígenas não seja apenas dia de festa nas escolas, mas seja um dia para conscientizar nossos filhos e toda a comunidade da importância histórica de um povo que já foi tão machucado desde a chegada dos portugueses ao Brasil. Nossa terra carrega em seu nome historicamente o índio. Parabéns a todas as tribos existentes em nossa cidade e no Brasil”, complementou o vereador.
Ainda em seu pronunciamento, Sergio Passarinho mencionou um assunto que gera muita preocupação na população de Palmeira dos Índios e região, a provável paralisação das obras do Hospital Regional do Médio Sertão. O Hospital está sendo construído pelo governo do Estado, e por falta de pagamento a empresa Portobello, que venceu o processo licitatório paralisou.
Segundo o repórter Rafael Santos da Rádio Sampaio FM, a empresa Portobello, responsável pela construção, deu aviso prévio a todos os funcionários que trabalham na obra. A empresa informou que desde o ano passado não recebe pagamentos do Governo do Estado. Em março, já tínhamos informações que a empresa Portobello solicitou a rescisão do contrato por falta de pagamento. Cerca de 70 pessoas seguem trabalhando durante o período de aviso prévio. Serão setenta pais de família atingidos diretamente com as demissões e outras tantas pessoas que indiretamente atuam na obra, inclusive comerciantes locais.
Boa parte da população do Médio Sertão será atingida diretamente com esse atraso porque necessitam de um hospital que atenda às necessidades da região. Atualmente, toda essa região é obrigada a se deslocar para o HGE em Maceió em casos de alta complexidade nas ocorrências médicas. Contudo o maior dos absurdos é o motivo da paralização das obras ser a falta de pagamento por parte do governo do Estado de Alagoas. Se o dinheiro existe, e os funcionários responsáveis pela gestão do contrato não estão fazendo o trabalho da forma correta, que sejam substituídos por pessoas tecnicamente competentes para fazer o contrato fluir cumprindo todos os atos inseridos no plano de ação proposto.
Nesta quinta-feira (20/04) Sérgio Passarinho cumprirá agenda em Maceió e entre os compromissos está uma audiência marcada com o secretario de prevenção a violência Kelman Vieira e levará essas informações para que possa obter informações sobre o caso.
Sérgio levou à tribuna algumas reivindicações de moradores de Palmeira dos Índios, entre elas a ausência de profissionais no CREDEFIPI e na APAE, Usuários relataram que há crianças que iniciaram o tratamento e acompanhamento com cinco profissionais: um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional, uma psicopedagoga, um fonoaudiólogo e um psicólogo e com poucos meses de início de tratamento, os pacientes deixaram de ser acompanhados pela maioria dos profissionais, passando a serem acompanhados apenas por um psicólogo que foi substituído pelo menos três vezes.
Ainda segundo os familiares dos pacientes, há mais de um ano os responsáveis pela APAE dizem que estão contratando novos profissionais para dar andamento aos tratamentos, mas esses profissionais nunca entram em atividade, deixando assim os pacientes desassistidos. Todos esses profissionais são importantes tanto pra os autistas como para os demais pacientes, em suas diferentes comorbidades que precisam do acompanhamento desses profissionais. Há um descaso muito grande com esses pacientes. Segundo familiares de pacientes, uma fonoaudióloga que atende às crianças autistas está em licença maternidade e não houve a contratação de outro profissional para atender durante o período de licença. Além disso, após vários meses sem o atendimento de um psicopedagogo, recentemente os atendimentos dessa especialidade foram retomados.
Em tratamentos em que os pacientes devem ser acompanhados por equipes com no mínimo cinco profissionais de áreas distintas, a interrupção da assistência de um desses profissionais já compromete todo o tratamento, pois esse acompanhamento deve ser multiprofissional. Essas interrupções diminuem o rendimento e as chances de desenvolvimento do paciente.
O CREDEFIPI também não tem profissionais suficientes para atender as demandas. Outro fator que atrapalha o tratamento dos usuários é que parte da estrutura não está em funcionamento. Sem funcionar a mais de um ano, a piscina aquecida do CREDEFIPI só funcionou cerca de uma semana após a inauguração. Sérgio Passarinho já havia trazido esse assunto à tribuna quando mencionou a relocação dos recursos federais destinados ao CREDEFIPI, na ordem de R$ 140.000.00 que passaram a ser destinados à APAE. Tal mudança foi feita pela atual gestão junto com a ex-secretária de saúde Kátia Born, deixando o CREDEFIPI com sérias restrições orçamentárias, sem condições de manter suas atividades.
Modernização dos órgãos públicos
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios de hoje (19/04) o vereador Sérgio Passarinho apresentou uma indicação voltada para a modernização dos órgãos públicos municipais. Com a implantação do sistema, os processos administrativos do município tramitarão com mais agilidade e transparência.
O Sistema Unificado de Processos Eletrônicos – SUPE, já é utilizado em outras prefeituras, a exemplo da Capital Alagoana.
A desburocratização, modernização e melhoria no acesso à informação pública se mostraram uma importante ferramenta para a sociedade, causando a simplificação nos processos, a transparência, a melhoria nos atendimentos, o fim da morosidade, e a racionalização dos gastos públicos.
Na indicação, a Secretaria Municipal de Gestão Pública deverá formalizar um termo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Maceió com objetivo de transferência de tecnologia do Sistema Unificado de Processos Eletrônicos – SUPE e implantação nos órgãos públicos municipais.
Capacitação de profissionais da Educação
Atento aos últimos acontecimentos relacionados aos ataques e ameaças a algumas escolas que se tornaram uma constante nas redes sociais, em especial no Instagram e Facebook, Sérgio Passarinho também apresentou uma indicação para auxiliar a combater a violência nas escolas através da capacitação de profissionais da educação, atitude que, somando-se a outras que já estão sendo adotadas pelo poder executivo, deixarão os vigilantes mais bem preparados para agir em caso de um ataque criminoso, evitando ou minimizando as ações.
Na indicação, Sérgio Passarinho requer que sejam realizadas capacitações para vigilantes e agentes de portaria das escolas públicas e privadas de Palmeira dos Índios, em parceria com a PMAL e a Guarda Municipal, com o intuito de proteger nossos alunos em caso de ataques.
Esporte e inclusão
Sérgio Passarinho têm demonstrado uma atenção especial ao Esporte em Palmeira dos Índios, atendendo às solicitações e necessidades da comunidade esportiva.
O Instituto Nacional tem enfrentado dificuldades em conseguir locais adequados para os treinos de suas equipes esportivas, devido à falta de espaços públicos em condições, recusa de alguns diretores de escolas em ceder seus espaços, além dos gastos que são despendidos no pagamento dos aluguéis de horários em ginásios poliesportivos.
Na indicação apresentada, o vereador Sérgio Passarinho solicita à Secretaria de Educação que disponibilize horários na quadra esportiva da Escola Gerson Jatobá e no Ginásio da Escola Olívia Pereira para que as equipes esportivas do Instituto Nacional, possam realizar seus treinos a fim de preparação para as competições estaduais, regionais e nacionais que pretende participar. Vale salientar que todos os alunos das equipes esportivas do Instituto Nacional participam gratuitamente dos treinos.