Na sessão dessa quarta-feira (12) o vereador Sérgio Passarinho iniciou seu pronunciamento dando as boas-vindas à Antônia, filha do colega vereador Toninho Garrote, nascida durante essa semana. Sérgio usou a tribuna para mencionar algumas ações referentes à sua atuação como parlamentar que foram desempenhadas durante essa semana, entre elas, a visita à SMTT para levar a matéria aprovada na Câmara visando a realização de um estudo técnico para instalação de um redutor de velocidade na rua da fraternidade na Vila João XXIII, na Rua da Fraternidade, em frente ao mercadinho do Nezinho. O vereador disse ter sido muito bem recebido pelo superintendente Agenor Leôncio, que, segundo Sérgio, é um político equilibrado, tranquilo, de fala mansa, e que ouve atentamente a todos. Agenor se comprometeu em fazer todos esforços pra atender à solicitação da instalação do redutor de velocidade na Rua da Fraternidade. O vereador também encaminhou, através de sua assessoria, as matérias recentemente aprovadas com solicitações à Secretaria de Educação, prontamente sendo recebida pelo ex-secretário e agora assessor Manassés Furtado.
Ainda em seu pronunciamento, Sérgio Passarinho comentou sobre os recentes ataques às escolas, fato que preocupa a todos. Tais atos têm chamado a atenção do poder público de uma forma em geral, trazendo ao debate nas casas legislativas diversas iniciativas para reforçar a segurança, a fim de prevenir casos semelhantes.
Sérgio mencionou também o lançamento da pedra fundamental do parque aquático Graciliano Ramos, que será instalado na AL 210 em frente à Valedourado, ocorrido no último dia 31 de março. O parque terá uma área de 30.000 metros quadrados e será um empreendimento que gera empregos e oferece lazer e diversão ao nosso povo. Esse é um empreendimento importante e necessário, onde a nossa cidade e nossa população merece, mas as coisas estão se invertendo em palmeira, uma vez que, enquanto há uma justa homenagem ao escritor, ex-prefeito, palmeirense, quebrangulense, intitulando como o pai da lei de responsabilidade fiscal, a casa museu Graciliano Ramos está fechada há anos, e sem data pra ser entregue à população.
Recentemente o vereador apresentou uma matéria requerendo à comissão de obras para acompanhar o processo de restauro da casa museu, porque os relatos que chegam é que o acervo do museu não está devidamente guardado e protegido durante esse processo de reforma. Sérgio compõe a comissão de obras juntamente com o vereador Edinho Queiroz e com o presidente Geraldinho Ribeiro.
Finalizando seu pronunciamento, Sérgio parabenizou o CSE pela conquista da Copa Alagoas, em que o grupo de jogadores mostrou união, disciplina e garra em campo. Com a conquista da Copa Alagoas, o CSE conquistou uma vaga na série D do Campeonato Brasileiro, oportunidade do clube se destacar ainda mais em 2024 a nível nacional.
Segurança nas escolas
Preocupado com a segurança dos alunos da rede municipal de ensino e de toda a comunidade escolar, Sérgio Passarinho apresentou uma indicação para que sejam instalados o “botão de pânico” nas escolas e creches da rede municipal de ensino”.
A se baseia nos últimos ataques ocorridos nas escolas de São Paulo e na creche de Blumenau (SC) que matou quatro crianças e feriu outras três, na última quarta-feira dia 05/04. Nos últimos vinte anos, pelo menos dezoito ataques em escolas foram registrados oficialmente no Brasil. Fatos como esses não ocorriam no Brasil com a frequência e crueldade que estamos vivenciando nos últimos dias.
Sérgio ressaltou em sua justificativa à indicação que as redes sociais ajudam a propagar “a loucura” desses criminosos e nos últimos dias estamos vendo ameaças às escolas em vários municípios alagoanos que são propagados através das redes sociais, em especial no Instagram e Facebook. Municípios como São Luiz do Quitunde, Maravilha e Maceió, foram alvo dessas ameaças pelas redes sociais e por bilhete deixado na porta da diretoria de escola no município de Maravilha.
Infelizmente tais tragédias são anunciadas pois o descaso com nossas escolas é rotineiro em todo país. É preciso investir não só na estrutura física das escolas e creches, contratar professores e capacitá-los, mas também precisamos, acima de tudo, proporcionar aos nossos filhos SEGURANÇA, pois trata-se dos amores de nossas vidas, enfatizou Sérgio Passarinho.
A ampliação no número de guardas na ronda escolar, a capacitação dos seguranças e vigias das escolas, instalação de cercas elétricas, câmeras de monitoramento e botão de pânico ligados diretamente a uma sala de situação, a implantação de detectores de metais e portas giratórias, entre outras atitudes que se tomadas, irão reduzir ou até mesmo acabar com tais ações criminosas, pois irão impedir ou dificultar a entrada de armas de fogo e armas brancas, como facas, estiletes, canivetes, soco inglês, entre outros itens nas escolas públicas.
Embora seja um investimento de alto custo, é de suma importância que o executivo municipal tome tais providências. O prefeito de Palmeira dos Índios publicou em suas redes sociais e em alguns tabloides a preocupação com a situação e se comprometeu em realizar investimentos em vídeo monitoramento, portas giratórias e detectores de metais nas nossas escolas, atitude que impactará diretamente na segurança de nossos alunos. Diante das colocações do representante do executivo, Sérgio Passarinho sugeriu que também seja implantado o “botão de pânico” interligado diretamente a sala de vídeo monitoramento.
O debate se faz necessário e urgente, onde os legisladores precisam mudar o código penal e endurecer as penas para esse tipo de crime, pois não podemos deixar nossos filhos à mercê da marginalidade e da criminalidade. Recentemente, na sessão do dia 08 de março, Sérgio Passarinho fez a apresentação da indicação nº 98/23 que solicitava a adoção de medidas para capacitação e orientação dos servidores das creches e escolas do Município para prestação de primeiros-socorros, uma forma de prestar atendimento em caso de urgência até o Serviço especializado (SAMU) chegar a escola ou creche.
Diagnóstico precoce do TEA
Outra importante indicação foi o requerimento ao Poder Executivo Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, para que ocorra a triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas unidades de saúde e creches municipais de Palmeira dos Índios, através da aplicação do questionário M-CHAT.
A Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta que toda criança seja triada entre 18 e 24 meses de idade para o TEA, mesmo que não tenha sinais clínicos claros e evidentes deste diagnóstico ou de outros atrasos do desenvolvimento. Com o rápido aumento da prevalência do autismo, muitas famílias têm enfrentado dificuldades em obter este diagnóstico em tempo adequado para o início das intervenções e de suporte especializados.
A aplicação do questionário, chamado escala M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers), é um instrumento de rastreamento precoce de autismo, que visa identificar indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses. Deve ser aplicado nos pais ou cuidadores da criança. A aplicação do questionário não onera os cofres públicos, pois possui um baixíssimo custo, não precisa ser administrado por médicos e não causa desconforto aos pacientes porque são aplicados nos pais ou cuidadores das crianças.
A intervenção precoce em autistas, melhora o desenvolvimento geral da pessoa, ajudando-a a aprender novas habilidades, que lhes permitirão ser mais independentes ao longo da vida. Sendo assim, adquirem habilidades sociais essenciais e a capacidade de agir melhor em situações sociais
Acessibilidade e mobilidade urbana
Visando aumentar a segurança de locomoção dos deficientes visuais, Sérgio Passarinho apresentou uma indicação que visa a aquisição e instalação de semáforos inteligentes apropriados para deficientes visuais nas principais vias públicas da cidade.
A instalação de semáforos sonoros, nas principais artérias da cidade, como, por exemplo, nas imediações do Hospital Regional ou da Praça Moreno Brandão, vai melhorar consideravelmente a mobilidade e segurança dos deficientes visuais.
A aquisição e instalação desses semáforos além de facilitar o deslocamento dos deficientes visuais, pode trazer outros benefícios ao trânsito, uma vez que alguns modelos dos semáforos inteligentes contam com um sistema capaz de se adaptar às condições de trânsito em tempo real. Para isso, é possível utilizar câmeras de monitoramento e processamento de imagens e sensores eletromagnéticos instalados nas vias, que coletam e analisam os dados. Após a análise, o sistema é capaz de variar a temporização da sinalização, sincronizando o semáforo com outros instalados na mesma região.