Em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa (ALE) neste domingo (15), Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas. Compondo a chapa, José Wanderley Neto será o vice-governador. Os novos mandatários do Executivo Alagoano vão exercer um mandato-tampão até o dia 31 de dezembro de 2022. Em 1º de janeiro de 2023 assumem os eleitos por votação direta em outubro.
O mandato-tampão é assim denominado por ser válido somente pelo período que falta para concluir o mandato dos antecessores, que foram Renan Filho (MDB) e Luciano Barbosa (MDB). Com a renúncia de Renan Filho para concorrer ao senado, Alagoas, que já estava sem vice-governador desde que Luciano Barbosa foi eleito prefeito de Arapiraca, estava sendo governada pelo presidente do Tribunal de Justiça, Kléver Loureiro. A incumbência de governar o estado após a renúncia de Renan Filho caberia ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor que declinou, pois ficaria impedido de concorrer ao cargo de deputado na próxima eleição caso assumisse o governo do Estado.
Conforme já era esperado, a chapa vencedora teve ampla maioria, obtendo 21 votos e foi eleita por maioria absoluta em primeira votação. A sessão contou com 25 deputados e duas ausências. As outras três chapas receberam um voto cada uma. Os deputados Davi Davino e Olavo Calheiros faltaram à sessão. Antônio Albuquerque votou em branco.
Votaram em Paulo Dantas:
Marcelo Victor
Galba Novaes
Ivan Beltrão
Ângela Garrote
Francisco Tenório
Paulo Dantas
Marcos Barbosa
Bruno Toledo
Flávia Cavalcante
Dudu Ronalsa
Breno Albuquerque
Cibele Moura
Gilvan Barros Filho
Fátima Canuto
Inácio Loiola
Jairzinho Lira
Léo Loureiro
Ricardo Nezinho
Ronaldo Medeiros
Silvio Camelo
Tarcísio Freire
Demais
deputados:
Cabo Bebeto - votou em Cabo Bebeto e Leonardo
Dias
Davi Maia - Davi Maia e Siderlane Mendonça
Jó Pereira - votou em Danúbia Barbosa e Arlan Silva
Antônio Albuquerque - votou
em branco
Davi Davino Filho - faltou à sessão
Deputado Olavo Calheiros - faltou à sessão