Aracaju está pronta para receber, a partir desta sexta-feira, 8, e nos dias 9 e 10, o Pré-Caju 2024: maior prévia carnavalesca do Brasil. Este evento, que transforma a Orla da Atalaia em um verdadeiro caldeirão de alegria e diversão, contará com a presença de grandes nomes da música, como Ivete Sangalo, Léo Santana, Bell Marques e Xanddy Harmonia e, para acontecer, conta com o importante apoio da Prefeitura de Aracaju.
Tradicionalmente, o Pré-Caju é um dos maiores eventos do calendário festivo da cidade e, mais uma vez, conta com a estrutura logística realizada pela administração municipal, garantindo a estrutura e oferta de serviços necessários para que a festa seja um sucesso absoluto. Com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais, a festa promete ser mais segura, acessível e organizada, tornando o evento ainda mais inesquecível para os milhares de visitantes que chegam à cidade.
A Secretaria Municipal da Assistência Social (Semfas) estará presente com uma equipe de cerca de 30 profissionais, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), trabalhando diretamente no apoio ao Camarote da Acessibilidade. A área exclusiva, situada perto dos Arcos da Orla, poderá acomodar até 80 pessoas por dia, sendo 40 com deficiência e 40 acompanhantes, e estará adaptada conforme as normas da Lei Brasileira de Inclusão e da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Além de rampas de acesso e banheiros exclusivos, o espaço contará com uma decoração especial, oferecendo conforto e acessibilidade para que todos possam curtir a festa com qualidade.
Para usufruir do camarote, basta apresentar um documento que comprove a condição de deficiência ao chegar ao local. Outra equipe da secretaria estará diretamente no stand montado na rua Pastor Martin Luther King, enquanto os demais serão divididos em grupos para percorrer toda a área do evento. Eles terão a função de identificar possíveis violações de direitos, oferecendo o atendimento necessário e encaminhamentos apropriados. Além disso, esses trabalhadores também irão fornecer informações importantes sobre os serviços disponíveis para os foliões e profissionais do evento, como vendedores ambulantes e catadores de latinhas.
Impactos na economia e turismo local
Ao longo dos três dias de festa, o Pré-Caju movimenta diversos setores da economia, gerando empregos e renda, além de atrair turistas de várias partes do Brasil. Esse evento coloca Aracaju em evidência no cenário nacional, fazendo com que turistas de Sergipe e de outros estados visitem a cidade. Durante a celebração, os visitantes consomem produtos e serviços, se hospedam nos hoteis, jantam nos restaurantes e compram no comércio local, o que impulsiona a economia regional. Esse aumento nas atividades econômicas resulta em uma maior arrecadação de impostos, beneficiando tanto o estado quanto o município.
Em meio aos preparativos, o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, ressalta a importância do evento para promover a cidade como um destino turístico atraente e bem estruturado. “O Pré-Caju serve como um importante cartão de visitas para a capital, já que ocorre em um dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, proporciona a chance de demonstrar como a capital é bem estruturada e preparada para receber turistas, especialmente com a chegada do verão. Assim, a festa fortalece a imagem da cidade como um destino turístico, tornando-se uma aliada na promoção que realizamos durante todo o ano”, explica Jorge Fraga.
Festa limpa e segura
A Prefeitura também coloca à disposição do evento uma força-tarefa com fiscais, agentes de limpeza e serviços de saúde. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuará para assegurar o uso respeitoso do espaço público, além de cuidar da limpeza e organização dos permissionários. Serão distribuídos 500 banheiros químicos durante o evento, ao longo de toda a extensão do Pré-Caju, além de 152 fiscais por dia para fiscalizar o comércio ambulante, 35 fiscais para monitoramento das peças e monumentos instalados na orla e 253 agentes de limpeza no sábado, 374 no domingo e 220 na segunda-feira. Também estarão disponíveis 4 caixas estacionárias, 200 contêineres instalados em formato de ilhas e 3 pontos de entrega voluntária para descarte correto de resíduos.
“Durante todos os três dias do evento, haverá estrutura de limpeza urbana e fiscalização, tanto em relação à limpeza, quanto na questão da venda de bebidas pelos comerciantes. Nestes dias que antecederam, fizemos um verdadeiro mutirão, recolhendo pequenos resíduos, varrendo e retirando tudo aquilo que é inapropriado à limpeza urbana. Acredito que está tudo pronto e preparado para que aconteça a festa com todo o brilho de sempre, com o apoio da Prefeitura de Aracaju”, disse o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um posto médico com 15 leitos e uma equipe de profissionais de saúde, pronta para atender eventuais situações, oferecendo de serviços de baixa complexidade a atendimentos de urgência, sutura de pequenas lesões e estabilização de casos mais graves, que serão regulados para hospitais municipais, que servirão como retaguarda. Além dos 15 leitos, o espaço contará com 10 poltronas para medicação rápida e uma equipe composta por 3 médicos, 3 enfermeiros e 11 técnicos de enfermagem.
A Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA) fiscalizará a segurança dos alimentos durante o evento, garantindo o cumprimento das normas sanitárias e a proteção da saúde da população. Serão inspecionados alimentos, bebidas, gelos e a atuação dos vendedores ambulantes, verificando a condição de armazenamento, a qualidade do gelo e o uso de equipamentos de proteção pelos manipuladores de alimentos, para evitar riscos à saúde.
O Programa IST realizará ações de prevenção com distribuição de preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e orientações sobre a profilaxia pós-exposição (PEP) nos hospitais municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul).
Para garantir a segurança na festa que contará com um público estimado em cerca de 400 mil foliões, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) estará reforçada com 300 guardiões, que atuarão em diversas frentes, como o patrulhamento da Orla, o monitoramento dos terminais de integração da cidade e a proteção de monumentos públicos. Para isso, a GMA contará com 20 viaturas e 15 motocicletas, além de um sistema de videomonitoramento que dará suporte à operação.
Trânsito organizado
Para organizar o tráfego de veículos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) preparou uma operação especial para garantir que os foliões cheguem ao Pré-Caju com facilidade e segurança. Com cerca de 40 agentes de trânsito, serão feitos bloqueios temporários e desvios, especialmente nas proximidades da Orla da Atalaia. Além disso, para quem optar pelo transporte público, o Terminal Atalaia funcionará normalmente até a meia-noite nos três dias do evento, sendo que no domingo, entre meia-noite e 4h, todas as linhas do Corujão vão operar partindo da rua Arício Guimarães Fortes, ao lado do Terminal Atalaia, garantindo o transporte seguro para os foliões.
Os visitantes também contarão com pontos de táxi estrategicamente localizados, facilitando o acesso aos locais de maior concentração de pessoas. Já quem preferir utilizar veículos próprios, deve ficar atento às interdições e bloqueios que acontecerão nas principais vias que dão acesso à Orla.