A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) alcançou, neste mês de outubro, a marca histórica de 100 mil sentenças proferidas em 2024. Esse feito expressivo, conquistado antes do fim do ano, reforça o compromisso da instituição com a eficiência e a celeridade na prestação jurisdicional, em benefício de milhares de cidadãos. Alagoas também se destaca por ser a Seção Judiciária mais produtiva, proporcionalmente à sua população, entre os seis estados que compõem o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que são Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de Alagoas.
Sentença é a decisão final e mais importante de um processo judicial, em que o juiz, após analisar todas as provas e argumentos, define a resolução do conflito. No caso da Justiça Federal, essas sentenças abrangem temas como direito previdenciário, crimes federais, questões tributárias, saúde pública, ações civis públicas que tratam da preservação ambiental etc.
Com uma população estimada de 3,2 milhões de habitantes para o ano de 2024, conforme dados oficiais do IBGE, Alagoas lidera o ranking de produtividade proporcional na 5ª Região, com o maior número de sentenças proferidas por habitante.
Eficiência reconhecida e compromisso coletivo
Para o diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas, juiz federal Aloysio Cavalcanti Lima, essa conquista é o resultado de um esforço coletivo. “Alcançar a marca de 100 mil sentenças antes do fim de outubro é reflexo do empenho contínuo de magistrados, servidores e estagiários, todos comprometidos com a prestação de um serviço de excelência. Nosso objetivo é entregar justiça de forma ágil, efetiva e de qualidade, sempre em benefício da sociedade”, considerou.
Liderança regional e metas para o futuro
Com o melhor desempenho proporcional da 5ª Região, Alagoas se destaca como referência na agilidade dos julgamentos.
A meta agora é manter o ritmo até o fim de 2024, sempre buscando novas práticas para alavancar ainda mais a produtividade e garantir que o atendimento ao jurisdicionado de Alagoas seja cada vez mais eficiente.
A marca de 100 mil sentenças proferidas ainda em outubro confirma que a JFAL reforça seu papel de garantir justiça com qualidade e eficiência, sempre em benefício da sociedade.