A Escola Superior da Magistratura (Esmal) promove, de 21 a 25 de outubro, a Semana do Livro e da Biblioteca 2024. Com o tema “Ancestralidade e sustentabilidade”, o evento evoca e celebra a dualidade da biblioteca como espaço de preservação da memória do passado e impulsionadora das inovações do futuro.
Durante a semana, organizada pela Biblioteca Geral do Judiciário, serão propiciados momentos de reflexão sobre a contribuição das sabedorias tradicionais para a construção de um futuro mais equilibrado.
Para tanto, a programação contará com atividades que integrem debates, literatura e atividades interativas, realizadas de modo colaborativo com o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) e Centro de Cultura e Memória (CCM).
Programação
No dia 21 de outubro, a partir das 9h, a abertura do encontro acontecerá com a exposição “Sustentabilidade, etnias e alvarás: o branco, o negro e o indígena”, elaborada pelo CCM, no hall dos elevadores da sede do TJAL.
No dia 23 de outubro, a partir das 9h, no Café Literário da Esmal, estudantes atendidos pelo PCJE assistirão à palestra “Ancestralidade e Sustentabilidade: uma conversa sobre o pensamento de Ailton Krenak”, que será mediada pelo professor Fábio Monteiro de Moraes.
No dia 25 de outubro, haverá a Feira de Troca de Livros na sede do TJAL, na Esmal e no Fórum da Capital. A proposta é que os participantes tragam um livro que já tenha sido lido por eles e troquem por uma nova leitura.