O núcleo socioambiental apresentou ao presidente do TJAL as atividades esportivas propostas por servidores como parte do programa de apoio a ações voluntárias de qualidade de vida. Xadrez e ciclismo estão entre as atividades propostas.
Na ocasião, os servidores que propuseram as modalidades tiveram a oportunidade de mostrar ao desembargador Fernando Tourinho o planejamento das atividades para este ano de 2024.
Torneio de Xadrez do Tribunal de Justiça de Alagoas e o CicloJud, passeios ciclísticos do Judiciário alagoano, foram as atividades propostas.
O servidor Ramon Felix, da Assessoria de Planejamento e Modernização (APMP) foi um dos proponentes do xadrez. Para ele, trazer a modalidade para o TJAL é uma ótima oportunidade de integrar e trazer pessoas que se sintam mais confortáveis praticando um esporte que desenvolve mais o intelecto do que o físico.
“Eu pratico xadrez desde a adolescência e me ajudou muito na convivência social e a desenvolver meu pensamento objetivo e meu raciocínio lógico e acho que trazer a modalidade para cá vai ajudar a reunir esse público mais introspectivo e que tenha interesse em conhecer e praticar o xadrez”, disse.
O servidor José Alisson Oliveira, da Diretoria de Tecnologia (Diati), foi um dos proponentes do CicloJud. Ele pedala diariamente e já participa de passeios ciclísticos com frequência e trazer isso pro TJAL vai ajudar a incentivar hábitos mais saudáveis.
“O presidente do TJAL fala muito sobre cuidado com a saúde e eu penso que a prática do ciclismo vai agregar muito ao nosso trabalho e a nossa melhoria de vida, além de reunir os amigos do trabalho para pedalar e ao mesmo tempo, conhecer Maceió e até Alagoas de outras formas”, pontuou o servidor.
O presidente do TJAL disse que é o seu papel incentivar e propor ações de qualidade de vida para os servidores e que, a partir dessa primeira reunião, já quer ver as próximas ações para as atividades acontecerem.
“Juntos podemos sim melhorar nossa saúde e nossa convivência social e acredito que essas modalidades vão ajudar muito. Eu até tenho uma bicicleta, mas fico muito inseguro de pedalar sozinho, então acho muito interessante essa ideia de nos juntarmos para praticar. Já vamos ver os próximos passos e fazer isso acontecer”, enfatizou Tourinho.
A iniciativa foi publicada no ato normativo 33 em agosto de 2023 como incentivo aos servidores e magistrados a proporem ações desportivas e culturais a serem realizadas em 2024 no âmbito do Poder Judiciário alagoano.
Participaram da reunião a secretária especial da presidência, Luciana Omena, os juízes auxiliares da presidência, João Paulo e Rafael Casado, a chefe de gabinete da presidência, Mariá Tenório, o coordenador do Núcleo socioambiental do TJAL, Alexandre Caiado e servidores da APMP.