Em ação de conscientização acerca da violência contra a mulher, o juiz Rafael Wanderley de Siqueira Araújo, da Comarca de São Sebastião, debateu o tema com profissionais e estudantes do município, nesta quinta (31). A iniciativa, alusiva ao ‘Agosto Lilás’, contou com a participação do Ministério Público e Defensoria Pública.
Para o juiz Rafael Wanderley, eventos desta natureza visam promover a conscientização na luta contra a violência familiar e doméstica.
“Buscamos promover a conscientização da população na prevenção e combate da violência doméstica contra a mulher, fazendo com que sejam agentes transformadores, e que assim, possam levar essa conscientização para outras pessoas”, destacou o magistrado.
Ainda segundo o juiz, as mulheres também precisam passar por essa conscientização acerca de sua condição de vulnerabilidade para que rompam o ciclo da violência.
“Pudemos debater acerca da complexidade do contexto de violência doméstica no qual encontram-se inseridas as mulheres vítimas desses atos, e assim promover sua conscientização para que entendam sua condição e o contexto de dependência e vulnerabilidade, e assim possam se empoderar e romper essa espiral de violência”, disse o juiz.
O evento foi destinado a profissionais da educação, estudantes e grupos comunitários de mulheres. A realidade da violência doméstica foi debatida por meio de rodas de conversa com representantes de outras instituições, como Ministério Público e Defensoria Pública.
Participaram também do encontro a promotora de Justiça Shanya Dantas e o defensor público Marcos Freire.