O Poder Judiciário de Alagoas iniciará a construção de uma usina de geração de energia solar, que será instalada em Delmiro Gouveia. O contrato para aquisição de equipamentos e construção da usina foi assinado nesta quarta (12), entre o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, e a empresa Ultra Engenharia e Construções.
Segundo o presidente do TJAL, a usina trará muitos benefícios para o Poder Judiciário. “É motivo de grande satisfação estar assinando a ordem para efetivamente construirmos a nossa usina solar. Essa usina trará grandes benefícios para o Judiciário na redução do valor que gastamos com energia elétrica, e teremos uma economia de quase 4 milhões de reais por ano”.
César Eduardo Viana, representante da Ultra Engenharia e Construções, explicou que a obra deverá estar concluída até maio de 2024. “Já iremos visitar o local hoje, já entraremos com o parecer de acesso para a concessionária de energia, que tem o prazo legal de 60 dias. Após esse prazo, faremos o projeto executivo em torno de três meses por se tratar de um projeto grande, e serão cerca de oito meses de execução para finalizarmos a usina”.
A empresa ficará responsável pela elaboração do projeto executivo, aprovação deste pela concessionária de energia elétrica, execução de todos os serviços de implantação, fornecimento, montagem e instalação de todos os materiais e equipamentos, efetivação do acesso na rede da concessionária, treinamento, software de monitoramento de desempenho, bem como manutenção e suporte técnico.
A construção da usina será custeada com recursos do FUNJURIS. A usina solar será construída em um terreno de aproximadamente 41 mil m², doado pelo Governo do Estado em março deste ano, que está localizado na zona rural do município de Delmiro Gouveia.