Estudantes, professores e servidores da rede estadual de ensino que desejam aprender a língua francesa poderão se inscrever para concorrer a uma das 102 vagas disponibilizadas na Aliança Francesa, em Aracaju.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do site da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), no endereço www.seduc.se.gov.br. Outra possibilidade é por via presencial, na sede da Seduc, situada na rua Gutemberg Chagas, 169, D.I.A, bem como na sede da Aliança Francesa, situada na rua Pacatuba, nº 288-A, Centro – Aracaju. O período de inscrição será de 11 a 18 de abril. As fichas de inscrição que se encontram anexas ao edital, devidamente preenchidas, deverão ser encaminhadas para o email seades.dase@gmail.com, até o dia 20 de abril de 2023.
Poderão se inscrever no processo de seleção para o ingresso no curso de Língua Francesa, para o primeiro semestre de 2023, os estudantes com idade mínima de 14 anos que estejam matriculados e cursando o ensino médio em unidade de ensino da Rede Pública Estadual. Também poderão se inscrever professores e servidores lotados no âmbito da Seduc.
A divulgação do resultado está prevista para o dia 24 de abril de 2023, com período de matrícula de 24 a 28 de abril. As aulas serão iniciadas no dia 2 maio de 2023.
Os candidatos que estiverem aptos para cursar francês terão acesso gratuito à plataforma da Aliança Francesa, que disponibilizará todo o material didático para o curso. Ao final de cada módulo, o aluno será avaliado, e na conclusão de todo o curso, a Aliança Francesa expedirá o certificado de conclusão.
O secretário da Seduc, Zezinho Sobral, e o secretário-executivo da pasta, Marcel Rezende, receberam a diretora da Aliança Francesa, Ildete Caldas, nesta segunda-feira, 10. Na oportunidade, foi assinado o edital contendo todas as informações para o processo seletivo do curso.
Zezinho Sobral informou que essa é mais uma das atividades da Seduc que ampliam as possibilidades de intercâmbio cultural. Além disso, ressaltou que a medida abre espaço para a aprendizagem de outro idioma, fazendo com que os alunos da rede estadual tenham a opção de conhecer a cultura e a língua francesa.
A diretora Ildete Caldas informou que a ampliação do número de vagas possibilita que também professores e servidores possam cursar o Francês. Ela também explicou que os cursistas assíduos e que tenham boa desenvoltura na aprendizagem poderão concorrer a uma bolsa de intercâmbio da Universidade de Tours, na França.
Todas as informações sobre como se inscrever, público-alvo, calendário e diretrizes estão disponíveis no edital publicado na página da Seduc.