Os novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) atuarão no programa Justiça Efetiva, trabalhando em processos que tramitam na 1ª Vara de Marechal Deodoro. A designação, publicada nesta quarta-feira (15), foi feita pelo presidente da Corte, desembargador Fernando Tourinho.
Criado em 2019, o Justiça Efetiva visa auxiliar as unidades judiciárias que passam por congestionamento processual. O trabalho dos juízes será feito até o dia 3 de março. "Na execução do trabalho, eles sentenciam diretamente como juízes da causa", explicou o coordenador do Núcleo 4.0 de Justiça Efetiva, juiz Helestron Costa.
Os novos juízes, aprovados no último concurso público do TJAL, passam por curso de formação na Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal), previsto para terminar no dia 10 de abril. Após isso, começarão a atuar nas comarcas de 1ª entrância.
Conversa com o presidente
Nesta quarta (15), o presidente do TJAL esteve na Esmal para conversar com os novos juízes. Fernando Tourinho falou sobre os desafios da magistratura e sobre a importância de os juízes se fazerem presentes nas comarcas. O desembargador tratou ainda sobre a gestão das unidades judiciárias e a necessidade de se manter um bom relacionamento com os jurisdicionados.
"Sou magistrado de carreira e tenho adotado essa postura de falar sobre a experiência como magistrado. São trinta anos na magistratura. Vim falar da importância do cargo para a sociedade e também passar para os juízes alguns encaminhamentos e temas que o Tribunal já pacificou. Isso é importante para termos uma Justiça mais uniforme, que respeite os precedentes, para que a sociedade possa entender o que a Justiça de Alagoas vem fazendo em prol dela", destacou.