O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, sobrevoaram, nesta segunda-feira (30), o município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, afetado pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Em seguida, ao lado de outros ministros de estado, o presidente participou de coletiva de imprensa para apresentar as ações do Governo Federal em apoio à Pernambuco e aos demais estados afetados na Região Nordeste.
O presidente lamentou a situação e reforçou apoio às famílias atingidas pelo desastre. "Infelizmente, essas catástrofes acontecem, um país continental tem seus problemas. Nós todos estamos, obviamente, tristes, manifestamos nossos votos de pesar aos familiares. Nosso objetivo maior é confortar os familiares e, por meios materiais, atender a população.”
Durante a coletiva de imprensa, o ministro Daniel Ferreira, destacou que o MDR conta com cerca de 1 bilhão de reais destinados a ajuda humanitária e reconstrução de infraestrutura danificada. Esse montante ficará disponível durante todo o ano de 2022 para todas as áreas do País que sofrerem prejuízos humanos e materiais em decorrência de desastres. “O presidente, logo que as chuvas começaram, assinou duas medidas provisórias, (uma delas já foi aprovada no Congresso Nacional - RETIRAR), abrindo um bilhão de reais de crédito extraordinário em favor do MDR para ações de resposta e de reconstrução.”
Qualquer cidadão pode mandar um SMS para o número 40199, com o CEP da sua residência, para receber alertas, atualizações e orientações da Defesa Civil.