O Instituto Esportivo Nacional, em parceria com a F5 Sports iniciou as atividades de formação de profissionais para atuar em competições esportivas de várias modalidades. Dentro da proposta de formação continuada, além das aulas técnicas sobre a arbitragem e regras das modalidades esportivas com instrutores das federações esportivas, profissionais de diversas áreas como direito, psicologia, pedagogia, linguagens, entre outros, vão ministrar aulas para os árbitros.
A formação e atualização contínua dos árbitros é primordial para a execução de um serviço de qualidade. Frequentemente algumas instituições ofertam cursos de arbitragem com carga horária de 20 ou 40 horas, muitas vezes somente com a parte teórica. Após a conclusão dessa etapa, são colocados para atuar sem que haja atualizações e orientações constantes, o que faz com que muitos não estejam atualizados.
As modalidades evoluem constantemente e os árbitros devem acompanhar essa evolução. A parte técnica no que se refere às regras é um dos pilares da arbitragem, e devem ter o suporte de outras áreas. Na maioria das modalidades, a regra para um jogo adulto é a mesma para um jogo de iniciação, observadas as adaptações de tamanho de quadra, bola, tempo de jogo, etc., porém, há várias nuances que fazem com que a forma de trabalhar em um jogo adulto seja muito diferente de trabalhar em um jogo de iniciação, uma vez que as diferenças biológicas, cognitivas, técnicas e emocionais são bem distintas. O árbitro deve saber gerir tudo isso dentro e fora da quadra. O Comportamento social de um árbitro também reflete em sua atuação.
O árbitro, sobretudo nas categorias de iniciação e base, tem um papel fundamental na formação e evolução dos alunos/atletas e equipes. Uma arbitragem que está atualizada e age corretamente vai ser, dentro de quadra, a extensão do professor. Nos jogos, os alunos vão colocar em prática o que foi trabalhado nas aulas e treinos. Com isso, o nível técnico tende a evoluir. Participando de jogos amistosos, jogos internos ou festivais que contam com a arbitragem especializada, mesmo que com algumas adaptações didáticas e pedagógicas, o aluno se ambienta ao que será vivenciado nas competições, tendo assim, um melhor desempenho.
O Instituto Nacional promoverá, além das aulas teóricas e práticas para os árbitros, várias palestras e a formação de um grupo de estudos que se reunirá periodicamente para avaliar as atuações, tirar eventuais dúvidas e estudar pontos específicos. Os árbitros poderão atuar em mais de uma modalidade, desde que participe das formações de cada uma delas.
Em sua maioria, os novos árbitros que estão participando das formações são professores e acadêmicos de Educação Física, alunos de graduações diversas, ex-atletas e alunos que estão concluindo o ensino médio. As inscrições seguem abertas para quem quiser atuar na arbitragem. Além da formação técnica, outros requisitos constam no código de conduta do Instituto Nacional para que o árbitro possa ingressar/permanecer no quadro. O quadro de árbitros atuará em jogos internos, festivais, amistosos, competições escolares, intermunicipais e em competições diversas em todas as categorias. Em parceria com algumas federações, os árbitros poderão também atuar pelas instituições em competições locais e nacionais.
Para participar, os interessados devem preencher o formulário no link https://forms.gle/3NKnonnahKBNd4vG9 Os inscritos que atenderem os requisitos serão convidados a participar das formações e atuar nos eventos.
Informações: (82) 98145-5515
E aula teórica?