Dom Carlos Alberto Breis Pereira – OFM, no dia 09 de agosto 2024, anunciou a nomeação do Conselho Presbiteral da Arquidiocese e do Colégio de Consultores de Maceió. Este importante passo reflete o compromisso da arquidiocese com a busca da colaboração e corresponsabilidade na gestão pastoral.
Com as nomeações, Dom Carlos Alberto sugere que a arquidiocese procure viver a dinâmica de uma Igreja sinodal e corresponsável, alinhada com o pedido do Papa Francisco. “O apelo do Papa Francisco para que nos concentremos na sinodalidade é um chamado para restaurar e aprofundar nossas raízes como Povo de Deus caminhando juntos numa missão comum, como seguidores do Caminho de Jesus Cristo, Nosso Senhor”, disse Dom Beto.
O Conselho Presbiteral
O conselho presbiteral deve ser constituído por um grupo de sacerdotes que, representam o presbitério, “cabendo-lhe, de acordo com o Direito, ajudar o Arcebispo no governo da Arquidiocese, a fim de promover ao máximo o bem pastoral da porção do povo de Deus que lhe foi confiado” (cf. cân. 495 § 1º). O concílio Vaticano II ainda afirma: “O Conselho Presbiteral concretiza a corresponsabilidade presbiteral que se fundamenta na própria ordenação sacerdotal (Cf. PO nº 7)”
O novo Conselho Presbiteral é composto por:
O Colégio de Consultores
De acordo com o cânon 502, §1, o Colégio de Consultores é composto por um grupo de sacerdotes escolhidos pelo bispo entre os membros do Conselho Presbiteral. Este colégio tem a função de auxiliar o bispo em diversas questões administrativas e pastorais, garantindo a continuidade da administração arquidiocesana, especialmente em períodos de vacância da Sé Episcopal.
O Colégio de Consultores será composto por:
O bispo arquidiocesano, expressou sua confiança nos membros empossados e destacou a importância de trabalhar juntos para o crescimento espiritual e material da arquidiocese. “Essas nomeações são um passo significativo para garantir que nossa arquidiocese continue a ser um farol de fé, esperança e caridade”, afirmou.