O dia 15 de agosto de 2024 entrará para a história do Rio Grande do Sul, e não apenas por um único motivo. Santa Maria, coração do Rio Grande, acolhe na próxima quinta-feira a celebração de coroação de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças como Rainha do Povo Gaúcho. A ocasião também será de celebração pelo Jubileu dos 60 anos do Regional Sul 3 e de lançamento da revista Gente à frente: Igreja Católica em missão no Rio Grande do Sul.
Nossa Senhora Medianeira foi proclamada Rainha do Povo Gaúcho pela Igreja Católica em 31 de maio, quando o Rio Grande do Sul ainda vivia a maior enchente de sua história. O reconhecimento ocorreu através do “Decreto de consagração do estado do Rio Grande do Sul à Virgem Maria”, enviado pelo Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos no Vaticano ao Regional Sul 3 da CNBB e à Arquidiocese de Santa Maria.
Para dom Leomar Brustolin, Presidente do Regional Sul 3, a coroação e o reconhecimento da Medianeira de Todas as Graças é um sinal de esperança e fortalecimento da espiritualidade mariana no Rio Grande do Sul, especialmente considerando a dificuldade que vive o povo gaúcho a partir da catástrofe ambiental que se abateu sobre o Estado no mês de maio.
A celebração acontece às 19h, no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria e será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova para todo o Rio Grande do Sul e também pelas redes sociais do Regional Sul 3. Presidida por dom Leomar Brustolin, a missa contará com a participação dos arce/bispos gaúchos e marcará o lançamento da revista Gente à frente: Igreja Católica em missão no Rio Grande do Sul, que apresenta a ação da Igreja Católica junto aos atingidos pela catástrofe climática que afetou o estado em maio e junho deste ano.