Nesta segunda-feira (20), Dom Hilário Moser, bispo emérito de Tubarão, completa 35 anos de ordenação Episcopal. Ele é membro da congregação Salesiano Dom Bosco, e atualmente reside na Inspetoria Salesiana de São Paulo.
Dom Hilário recebeu sua ordenação episcopal em 1988 pelas mãos do Cardeal Dom Carlo Furno, sendo Dom José Cardoso Sobrinho e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida os concelebrantes principais. Seu lema é “Iuxta Matrem” (Junto à Mãe de Jesus).
No dia 27 de maio de 1992, ele foi transferido para a Diocese de Tubarão, e tomou posse em 15 de agosto do mesmo ano. Permaneceu como bispo até 15 de junho de 2004, quando renunciou e assumiu o cargo de Administrador Apostólico da Diocese de Tubarão de 15 de junho de 2004 a 22 de agosto do mesmo ano. Desde quando pediu renúncia, é bispo emérito da Diocese.
“Muito agradeço as mensagens por ocasião dos 35 anos de minha ordenação episcopal neste dia 20 de novembro. Em particular, desejo agradecer a oração de todos por mim. Estejam certos de minha amizade fraterna, de minha “presença” constante na diocese de Tubarão, onde está sempre meu coração. Deus lhes pague por tudo e que, pela intercessão de Nossa Senhora da Piedade, ele abençoe a todos. Com meu abraço”, agradeceu Dom Hilário em mensagem especial para a Rádio Tubá.
História e formação
Filho de Rodolpho Moser e Dominga Moser, Dom Hilário nasceu em 2 de dezembro de 1931 no município de Rio dos Cedros, Santa Catarina. Fez o ensino básico em Rio dos Cedros e Ascurra-SC (1943), Lorena-SP (1944-1946) e Lavrinhas-SP (1947). Seu noviciado foi em Pindamonhangaba, no ano de 1948.
Cursou o Ensino Médio e estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia, Lorena SP entre 1949 a 1951. Foi aspirante entre 1952 a 1954, em Ascurra. Entre 1955 a 1958, estudou Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo.
Em Turim, capital da região de Piemonte, na Itália, fez seu mestrado e doutorado na Universidade Pontifícia Salesiana, de outubro de 1958 a dezembro de 1961. Também fez um curso de atualização, o Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém, Israel, de setembro de 1969 a julho de 1970.
Ordenação e trabalhos
Dom Hilário foi ordenado presbítero no dia 15 de agosto de 1958, em São Paulo. Antes do Episcopado, trabalhou como professor de Teologia Dogmática e Formador no Instituto Teológico Pio XI, foi diretor do Instituto Teológico Pio XI, inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo e diretor do Estudantado Salesiano Internacional, em Roma.
Antes mesmo de ser nomeado bispo em Tubarão, foi Bispo Auxiliar e Vigário Geral da Arqudiocese de Olinda e Recife, entre dezembro de 1988 e maio de 1992, reitor do Seminário de Olinda de 1990 a 1991, membro da Comissão Episcopal de Doutrina (CED) da CNBB de 1991 a 1994 e primeiro suplente da mesma de 1995 a 1998.
Escritas
Ao longo de sua vida, Dom Hilário escreveu diversos artigos e livros, dentre os publicados destacam-se:
O Pensamento Teológico de Hildeberto de Lavardin (1056-1133) [Excerpto da tese de doutorado]
Caminhando com Maria
A Missão da Família Cristã no Mundo de Hoje – Síntese da Encíclica Familiaris Consortio
O Concílio Vaticano II: Você conhece? – Síntese dos Documentos Conciliares
Ressurreição – Glória de Cristo e nosso futuro
O Sacramento do Matrimônio – Guia Prático em perguntas e respostas
Breve Catecismo do Grande Jubileu do Ano 2000 – Síntese da Bula Incarnationis Mysterium
A Serva de Deus Albertina Berkenbrock. Quem foi? Como viveu? Por que morreu?
Albertina. A menina bem-aventurada
Santa Otília. Princesa e Abadessa. Protetora dos Olhos.
Vocação: sentido à Vida
Retalhos de uma Vida. Deus é Amor e Humor
Dom Bosco. O Santo dos Jovens. Episódios & Pensamentos
Acenda sua Luz. Pensamentos para iluminar a vida
Palavras de Fé e Vida. Homilias
Viver segundo o Espírito. Breve retiro espiritual
Cartas aos Santos do Céu
Os Sacramentos. O que são, para que servem e como recebê-lo
Os Mandamentos. Luz de Deus para nosso caminho
Disse Jesus. Sementes de Evangelho para seu dia a dia.