O câncer de mama continua sendo uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres. Estima-se que surgirão 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025 no Brasil, sendo cerca de 74 mil referentes ao câncer de mama, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Diante dessa realidade, é preciso seguir ampliando o acesso ao diagnóstico e tratamento adequado do câncer de mama.
Os profissionais da atenção básica, ou Atenção Primária em Saúde (APS), são o primeiro contato da maior parte das mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, desempenham um papel fundamental no controle do câncer de mama, desde a prevenção primária até o pós-tratamento. Com a intenção de contribuir com o aperfeiçoamento contínuo desses profissionais, a Universidade FEMAMA desenvolveu um novo curso, direcionado especificamente para médicos e enfermeiros que atuam na APS.
O curso oferecido conta com 40 horas e está disponível na modalidade EAD, permitindo que cada participante escolha o seu horário de estudo e de realização das atividades. A iniciativa busca oferecer a estes profissionais de saúde uma compreensão abrangente e descomplicada do câncer, abordando temas desde a biologia da doença até as modalidades de tratamento. Ao final do curso, os participantes serão capacitados a colaborar com o diagnóstico, manejar efeitos colaterais, reconhecer emergências oncológicas e integrar seus conhecimentos para proporcionar um cuidado mais informado e eficaz aos pacientes. A inscrição pode ser feita através deste link.
“O aumento significativo de casos de câncer de mama no nosso país é um chamado à ação. Sabemos que profissionais capacitados podem impactar diretamente nas chances de detecção precoce, ampliando também as chances de cura. Ao apoiar a atualização dos conhecimentos de nossos profissionais de saúde, estamos investindo também na promoção do acesso ao diagnóstico e ao tratamento ágil dos cânceres femininos”, afirma Dra. Maira Caleffi, Presidente e Fundadora da FEMAMA.
Coordenado pelo Dr. Bruno Laporte e pela Dra. Sabrina Chagas, o corpo discente conta com a participação de Ana Amélia, Anke Bergman, Antonio Abilio, Bruno Laporte, Bruno Oliveira, Caio Vianna, Daniele Assad, Estela Laporte, Felipe Forte, Germana Hunes, Henrique Mansur, Laura Testa, Marcelle Lagdem, Maria Julia Calas, Paula Pratti, Raquel Guimarães, Rachel Cossetti, Renata Cangussu, Rodrigo Guindalini, Sabrina Chagas, Talita Souza Matos e Jessica Zanotti.
Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, representando a voz das pacientes oncológicas na busca por mais acesso ao diagnóstico precoce e tratamentos ágeis e adequados. Presente em 20 estados brasileiros e DF através de mais de 70 OSCs de apoio a pacientes associadas, a FEMAMA é a maior federação representativa em atuação no Brasil e América Latina. Conheça o trabalho da FEMAMA aqui.