Em um mundo onde a leitura é uma ponte para a imaginação e o conhecimento, o Clube Quindim e a 2izy, Plataforma que conecta diaristas a clientes, se uniram em uma missão comum: levar livros infantis de qualidade literária a famílias das classes D e E. Cada livro é cuidadosamente selecionado para despertar a curiosidade e o interesse pela leitura em crianças de diferentes idades.
Com essa colaboração, as duas empresas reafirmam o poder transformador da literatura e o impacto positivo que iniciativas como essa podem ter na educação e no desenvolvimento infantil. A expectativa é que, nos próximos meses, esse número cresça, envolvendo também os clientes da plataforma 2izy, e ampliando ainda mais o alcance dessa proposta.
Fundado em 2016, o Quindim é um clube de livros por assinatura para crianças que atua com a curadoria de especialistas e grandes nomes da literatura infantil, com o objetivo de levar às famílias, todos os meses, obras transformadoras escolhidas para diferentes momentos das infâncias.
Para Renata Nakano, idealizadora e diretora-geral do Clube, “o Quindim compreende os desafios enfrentados pelas famílias brasileiras, sobretudo as mães, que chegam a ter tripla jornada de trabalho, e busca acolhê-las e contribuir ativamente junto às famílias para tornar a leitura um momento prazeroso e significativo para crianças e para os adultos de sua convivência”.
Chegar às famílias de menor renda sempre foi uma vontade do Clube Quindim, que busca democratizar o acesso à leitura de obras de alta qualidade. “Entregar livros que possam transformar a vida das famílias, criando momentos de afeto e aprendizado, é o coração da nossa missão. Quando a 2izy nos procurou, vimos a chance de tornar isso possível também para as classes D e E", destaca Renata Nakano.
De acordo com Vitoria Wust, Fundadora da 2izy, o cuidado com as pessoas que atuam na plataforma sempre foi uma preocupação da empresa. “A busca por ações que criem conexão entre elas e a 2izy está sempre em nossas pautas. Pensando nisso, estruturamos algo para oferecer aos seus dependentes, e nada melhor do que a leitura para estimular o conhecimento, a criatividade, a concentração, a disciplina, entre outros pontos tão importantes para o desenvolvimento das crianças. Encontramos no Clube Quindim uma solução muito interessante para disponibilizar aos profissionais da nossa plataforma”.
Tecnologia para personalizar a experiência - A parceria é facilitada pela 2izy, que fornece uma lista detalhada de famílias e idades das crianças atendidas. Com base nessas informações, mensalmente o Clube Quindim conta com um grupo de curadores e uma tecnologia própria para selecionar livros adequados para cada faixa etária, respeitando as particularidades de cada família. Um diferencial é a personalização: as famílias podem indicar temas que preferem evitar, como luto ou separação, garantindo uma experiência acolhedora e positiva.
Entre os títulos distribuídos está "Chupim", de Itamar Vieira Jr., autor premiado que traz para o universo infantil uma narrativa com crítica social relevante, mas de uma maneira bastante poética. O trabalho dos curadores do Clube Quindim é pautado no incentivo à leitura por meio de obras que refletem a bibliodiversidade, promovendo o pensamento crítico, a criatividade, o autoconhecimento e uma visão mais ampla de mundo.
Incentivo à leitura em família
Para a fundadora da 2izy, a parceria com o Clube Quindim é uma forma de oferecer um benefício valioso para as profissionais cadastradas na plataforma, majoritariamente mães que enfrentam longas jornadas de trabalho. "Acreditamos muito no incentivo à leitura, principalmente em um contexto familiar. Os livros abrem portas para a imaginação e promovem momentos de conexão e aprendizado, algo essencial para nossas diaristas e suas crianças", afirma Vitória Wust.
“Os livros são bem criativos e despertam aquela curiosidade nas crianças de querer descobrir o que vai acontecer na historinha. No fim de semana, juntamos a criançada e fazemos uma brincadeira de roda de conversa, porque, devido à minha rotina corrida, não consigo ler para minha filha na hora de dormir. Mas, no pouco tempo que tenho, juntas fazemos essa brincadeira, que é ótima e ajuda muito no desenvolvimento da criança”, conta Emileine Honorato, diarista da plataforma 2izy e mãe do Davy.
“Sou mãe de três meninos. Recebemos esse presente, esses livros do Clube Quindim que chegam muito bem embalados, um capricho. Eu abri com os meus filhos, li para eles, e eles amaram todas as histórias. Foi um grande incentivo para eles”, conta Érica Antunes Castro, diarista da plataforma 2izy e mãe do Marcos Gabriel.
Segundo a idealizadora e diretora-geral do Clube Quindim, toda a ação e seu reflexo positivo nas famílias seriam inviáveis neste momento sem uma parceria como a da 2izy. “A parceria nos possibilitou dar esse passo, que sempre fez parte da nossa missão. Dessa forma, conseguiremos compreender um pouco mais desse público e desenvolver estratégias para que isso cresça de forma significativa”, finaliza Renata Nakano.