O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, e o corregedor da Corte cearense, conselheiro Edilberto Pontes (presidente do Instituto Rui Barbosa), participaram, na manhã desta quinta-feira (18/1), de reunião virtual conjunta sobre o projeto da Organização das Nações Unidas, que tem como foco a participação do Brasil no Conselho de Auditores da ONU.
A atuação do TCU como membro do Conselho de Auditores da ONU se dá diante da recente edição da Lei nº 14.804/2024, que permite solicitar servidores efetivos dos Tribunais de Contas, mediante instrumento de cooperação, para atuar nas auditorias da ONU.
“Essa é uma iniciativa extremamente importante, e o Tribunal de Contas do Ceará participará da seleção para compor a equipe de auditoria. Além de contribuir com uma causa relevante, que é a realização das auditorias financeiras da ONU, teremos uma grande oportunidade de trocar experiências com auditores do mundo todo. Vamos colaborar internacionalmente e, ao mesmo tempo, qualificar ainda mais o corpo técnico”, destacou o presidente do TCE Ceará, Rholden Queiroz.
O encontro online, com mais de 70 participantes, foi uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), que foram representados pelos seus respectivos presidentes, conselheiros Cezar Miola e Luiz Antônio Guaraná, e contou com o apoio do IRB e do Sistema Tribunais de Contas.
Na ocasião, os representantes do Tribunal de Contas da
União, Tiago Dutra, Maurício Wanderley e Ana Paula Sampaio Pereira,
apresentaram as propostas da parceria entre o TCU e as Cortes de Contas [como
seleção, custeio, local de trabalho], além do cronograma de execução,
pré-requisitos de participação dos servidores de controle externo e exemplos de
experiência exitosas dos TCs, dentre outros.
Antes de abrir a pauta, houve um momento de silêncio em solidariedade aos
familiares e amigos do conselheiro do TCE Tocantins, Severiano Costandrade,
pelo falecimento do seu filho, José Severiano Vale de Aguiar.