Em campanha alusiva ao Agosto Lilás, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) levará a Arena do Empoderamento Feminino ao Arapiraca Shopping e à Creche Fúlvia Rosemberg, em Maceió. Os espaços reunirão serviços de saúde e ações de conscientização contra a violência doméstica. A iniciativa tem apoio da Presidência da Corte.
Em Arapiraca, a Arena poderá ser visitada no dia 18 de agosto, das 10h às 22h. Haverá apresentação musical, oficinas profissionalizantes e rodas de conversa sobre violência doméstica, rede de apoio e o protagonismo feminino como instrumento de transformação.
No local, poderão ser feitos testes de glicemia, HIV, Sífilis e Hepatites. Haverá ainda encaminhamento para mamografia, aferição de pressão e espaço para doação de sangue. Serão prestadas também orientações sobre saúde bucal, dengue, tabagismo, assédio materno no ambiente de trabalho e assédio moral.
Serviços do Cadastro Único e emissão de documentos, como CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho Digital, além de agendamento para a confecção do RG e orientação jurídica para mulheres vítimas de violência, também serão ofertados.
A ação é uma parceria entre Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Arapiraca, Faculdade Cesmac do Agreste, Ordem dos Advogados (Subseção Arapiraca), Polícia Militar (Patrulha Maria da Penha), Senac, Casa de Direitos de Arapiraca, Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Hemoal e a instituição Mulheres do Brasil.
Maceió
Já na Capital, a Arena será montada no dia 25 de agosto, na Creche Fúlvia Rosemberg, localizada na avenida Alice Carolina, s/n, na Cidade Universitária. No local, serão ofertados os seguintes serviços, em uma parceria entre TJAL, Prefeitura de Maceió e Governo de Alagoas.
(Saúde)
- Teste rápido de IST | Mamografia | Ação de saúde bucal | Cadastro cartão SUS | Citologia | Ultrassonografia | Planejamento familiar | Atendimento ginecológico
(Documentos)
- Emissão de documentos pessoais | Atualização do CadÚnico | Carteira do Autista | Emissão da Carteira de Artesão (Programa Alagoas feita à mão) | Carteira de Trabalho
(Palestras)
- Prevenção à gravidez na adolescência
- Orientação sexual e prevenção de IST
- Prevenção e combate às drogas
- Prevenção à violência sexual infantojuvenil
- Roda de conversa sobre saúde mental da mulher
- Saúde da mulher e violência obstétrica
- Palestra sobre violência doméstica e familiar
- Capacitação sobre educação financeira
Em Maceió, as ações são uma parceria entre Coordenadoria da Mulher do TJAL, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Secretaria do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria da Primeira Infância (Secria) e Rede de Atenção às Violências (RAV).