O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, discutiu pautas com o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), Gustavo Xavier, nesta quarta (29). O fluxograma de atendimento à mulher vítima de violência e a destinação de veículos apreendidos foram os temas discutidos entre as instituições.
Segundo o delegado-geral da PC/AL, a rede de apoio à mulher deverá ser fortalecida através da atuação conjunta entre os órgãos.
“Estaremos melhorando ainda mais o fluxograma em defesa da mulher, protegendo seus direitos, incluindo e fortalecendo a atuação da Polícia Civil na Casa da Mulher Alagoana. Reuniões futuras acontecerão para ver como será realmente essa atuação, inserindo a Casa da Mulher, a Delegacia em Defesa da Mulher, a rede de apoio de combate à violência sexual e toda a sociedade em defesa dessa pauta muito importante para o nosso estado”, destacou Gustavo Xavier.
Para o presidente do TJAL, as demandas da Polícia Civil são importantíssimas para a sociedade.
“Discutimos a presença da Polícia Civil na Casa da Mulher e também uma porta de entrada 24 horas que é no CODE (Complexo de Delegacias Especializadas). Vou conversar com os integrantes da Coordenadoria da Mulher do TJAL, com o governador do estado, Sesau e Gabinete Civil, para que juntos possamos encontrar uma alternativa para melhorar o atendimento às mulheres”.
Outra pauta do encontro foi a destinação de veículos apreendidos, visando a desocupação dos pátios das delegacias em todo o estado, que atualmente abrigam cerca de 3700 veículos, muitos deles já inservíveis.
“Os bens que foram apreendidos e estão nos depósitos, é muito importante que tenham destinação, porque estão se amontoando e muitos já se tornaram sucatas, criando problemas se amontoando num lugar público. Por isso, vamos estudar alternativas para darmos encaminhamento para esses bens apreendidos”., ressaltou o desembargador.
Também participaram da reunião o delegado-geral adjunto, Eduardo Mero; o juiz auxiliar da Presidência, Antônio Rafael Casado; o chefe da Assessoria Militar do TJAL, coronel Elias Oliveira, e a chefe de gabinete da Presidência, Mariá Tenório.