A Equatorial esteve reunida na tarde da última quarta-feira (30), com a defensora pública do núcleo de defesa do consumidor de Alagoas, Norma Negrão, com o propósito de traçar estratégias para aumentar o número de famílias que podem ser cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), programa do Governo Federal, que oferece descontos de até 65% na conta de luz. O encontro aconteceu na sede da Distribuidora.
Na ocasião, a gerente de relacionamento com o cliente, Patrícia Moraes, reforçou que a empresa está à disposição da Defensoria Pública do Estado de Alagoas e apresentou as ações que a companhia de energia elétrica já desenvolve em todo o estado, com esforços em todas as frentes, desde mutirões para inscrições nos municípios, visitas de porta a porta, até parcerias com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para a busca ativa das famílias aptas a receber o benefício.
Atualmente, a companhia contabiliza mais de 400 mil alagoanos cadastrados na tarifa. No entanto, cerca de 117 mil clientes que tem direito à Tarifa Social ainda não se cadastraram para receber o desconto em suas faturas de energia.
A defensora pública Norma Negrão agradeceu à Distribuidora pelo convite e ressaltou a importância da reunião.
“Nós fomos convidados a participar deste encontro hoje junto à Equatorial, para apresentar o nosso projeto e também conhecer as ações que Distribuidora já realiza em prol dos alagoanos que possuem o direito a esse desconto na conta de luz. Foi um momento muito proveitoso para estreitarmos essa parceria e buscarmos essa população que ainda não está na base de dados do cadastro único e não possui o acesso à tarifa social”, destacou a defensora.
Para assegurar o desconto do programa é preciso que as famílias sejam reconhecidas como de baixa renda. Dependendo do consumo no domicílio, o desconto pode variar entre 10% a 65% sobre o valor da conta de energia. As residências com menor consumo têm descontos maiores, o que significa que é importante para a família ter boas práticas de economia com a energia elétrica.
Como realizar a inscrição?
O cadastro na TSEE pode ser feito pelo telefone 0800 082 0196, pelo site www.al.equatorialenergia.com.br/cadastro-baixa-renda ou, se preferir, por mensagem de texto via WhatsApp. Basta salvar o número (82) 2126-9200 na agenda do celular e mandar um “oi” para a assistente virtual Clara. As inscrições também podem ser realizadas com os leituristas da Equatorial e os agentes de negociação, que fazem o atendimento porta a porta.
A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, lembrou que “não é necessário que o cadastro seja feito apenas com o titular da conta de energia, pois o programa permite que qualquer integrante da família que possua o Número e Identificação Social (NIS), possa ser o cadastrado para beneficiar a família”, explicou a gerente na reunião, que também contou com a presença do advogado Bruno Santa Rita.