A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), em parceria com a Polícia Militar de Alagoas, realizou, no início da noite desta sexta-feira (25), uma ação preventiva e social, na Pajuçara. A iniciativa teve como objetivo principal prevenir o uso de álcool e drogas em uma região considerada crítica e de extrema vulnerabilidade.
Na ocasião, as equipes realizaram rondas e busca ativa por dependentes químicos e crianças em vulnerabilidade e situação de rua. Foram aproximadamente 20 pessoas que estavam fazendo uso de álcool e drogas, porém nenhuma delas aceitou acolhimento voluntário. Duas crianças em situação de trabalho infantil também foram abordas e encaminhadas para o Conselho Tutelar.
“Realizamos esta operação integrada com diversos órgãos, após diversas denúncias envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade em cenário de uso de álcool e drogas. Nosso maior objetivo é dar apoio a estas pessoas, dando oportunidade de acolhimento”, enfatizou o superintendente do Programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva.
As equipes aproveitaram a ação para divulgar também a campanha educativa com foco na prevenção da violência em época de carnaval. Com o tema “Com ou sem folia, prevenção se faz todo dia”, a iniciativa visa chamar atenção para a possibilidade de casos de violência, mesmo sem a realização das tradicionais festas desta época do ano, suspensas devido à pandemia da Covid-19.
“Nossas equipes multidisciplinares formadas por psicólogos e assistentes sociais abordaram estas pessoas, ofertando vagas para tratamento voluntário gratuito em uma das vinte e nove comunidades acolhedoras da Rede Acolhe. Apesar de nenhuma delas aceitar o acolhimento, nós plantamos uma sementinha, no sentido de orientar e conscientizar sobre os prejuízos do uso excessivo de álcool e outras drogas”, destacou a coordenadora do Centro de Acolhimento de Maceió, Jullyana Gomes.
Além do programa Ronda no Bairro, e da Rede Acolhe, a ação contou ainda com técnicos do Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (Crad), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar, da Rotam e da Oplit.