O mês de janeiro é marcado pelas férias escolares para boa parte das crianças e adolescentes em Alagoas. E na lista de cuidados que devem ser redobrados pelos pais e responsáveis para que este período do ano seja marcado, apenas, por momentos de diversão, estão os alertas para prevenir os acidentes elétricos dentro de casa. Pensando nisso, a Equatorial organizou uma série de dicas que merecem atenção e que podem salvar vidas.
O executivo de Segurança da Distribuidora, Bruno Pimentel, explica que o ambiente doméstico pode esconder armadilhas que comprometem a segurança dos pequenos, por isso, a primeira ação, e a mais básica, é mantê-los longe de qualquer objeto que possa levar a um choque elétrico. No caso de tomadas, ele orienta que sejam utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum devido à curiosidade das crianças.
“Muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. A imaginação fértil da criança desperta a curiosidade e é por isso que fazemos esse apelo aos adultos que redobrem a atenção. Os cuidados devem ser priorizados a todo momento”.
Equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e ambientes molhados
No caso da utilização de equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente pelo fio.
É importante lembrar, que a fiação deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico.
“É importante orientar as crianças a terem cuidado redobrado com o uso de tablets e smartphones, especialmente quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas. O recomendado é não permitir que elas utilizem esses aparelhos durante o carregamento”, reforça o executivo.
Sempre que for utilizar equipamentos, como a geladeira, é preciso estar atento para não manuseá-la com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as crianças e os jovens saírem molhados e abrirem freezers e refrigeradores.
Além disso, os pequenos não devem ter acesso a instalações de bombas d´água elétricas. Em locais com quadros de energia e subestações internas só os responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios, ou seja, profissionais qualificados, podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.
Outra dica importante para as crianças que preferem a diversão ao ar livre, o principal cuidado quanto à eletricidade está na brincadeira com pipas. “Acompanhe as crianças e fiscalize os adolescentes para que brinquem apenas em campos de futebol, parques ou áreas abertas onde não tenha fiação. A pipa pode enroscar nos fios e, ao tentar resgatá-la, a diversão também pode resultar em um acidente fatal”, reforça Bruno.
O que fazer em caso de acidentes?
Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, a Equatorial orienta desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede de energia também devem ser comunicadas imediatamente à Distribuidora por meio da Central de Atendimento que atende pelo número 0800 082 0196.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas