Após o título do Pré-Olímpico em Riga, na Letônia, e o sétimo lugar na Olimpíada de Paris, Aleksandar Petrovic seguirá como técnico da Seleção Brasileira masculina adulta. Além da permanência do croata, toda a comissão técnica está mantida para o ciclo Los Angeles 2028, com os auxiliares Tiago Splitter, Bruno Savignani, Demétrius Ferraciú e Helinho Garcia.
- Estou muito contente por poder seguir no comando do Brasil. Pelos jogadores, pelo corpo técnico, pela CBB e por todo o apoio da torcida, que me enviou muitas mensagens para seguir no projeto. Agora vamos continuar o trabalho desse último verão europeu, nos Jogos Olímpicos. Nossa meta é preparar muito bem o grupo para as próximas duas janelas para a Americup e outra coisa muito importante, que é buscar os jogadores jovens que podem entrar para esse futuro e dinâmica, como Mathias, Zu Júnior, Nathan Mariano, Lucas Atauri, e todos os outros. E por isso, vamos continuar essa linda experiência - citou Petrovic.
O treinador, inclusive, é o responsável direto pela inclusão de nomes como Yago, Didi, Gui Santos e outros jovens na Seleção Brasileira, dando oportunidade para todos eles em competições internacionais logo após o sucesso em torneios internacionais de base como o Sub-17 e o Sub-21. Recentemente, convidou o jovem Mathias, de 16 anos, do Bétis, para os treinos antes do Pré-Olímpico.
- Petrovic tem papel fundamental nesse período importante de renovação da Seleção Brasileira. Confiou e deu espaço para jovens que hoje são realidade e líderes dessa nova geração. E com a permanência de toda a comissão técnica, tenho certeza que estamos no caminho certo para voltar à Olimpíada em Los Angeles - disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
O primeiro desafio será nos dias 21 e 24 de novembro, com mais uma janela das Eliminatórias da Americup 2025. O Brasil encara em casa o Uruguai e o Panamá. Em fevereiro do próximo ano, fechando a competição, será a vez de jogar na casa dos rivais.
- Estou muito feliz com a permanência do Coach Petrovic na seleção. Ele é como um verdadeiro pai para nós. Tanto eu, quanto Bruno e Helinho, tivemos o privilégio de trabalhar com uma das maiores figuras do basquete mundial. Além de saber como lidar com os atletas, ele domina a preparação de jogos e treinos, tem uma visão estratégica ampla e um olhar clínico para identificar jovens talentos. A continuidade dele no cargo é essencial para darmos sequência ao trabalho e à filosofia que ele trouxe para a seleção brasileira de basquete. Com mais tempo, ele terá a oportunidade de preparar com excelência cada janela da FIBA e cada competição internacional. Pessoalmente, enfrentarei uma nova situação este ano, com o desafio de assumir o cargo de técnico principal na Europa e, ao mesmo tempo, continuar como assistente na Seleção. Conciliar essas responsabilidades será desafiador, mas estou determinado a contribuir com o basquete brasileiro por muitos anos. Temos um futuro promissor pela frente - contou Tiago Splitter.
Em 2025, além da Americup na Nicarágua, o Brasil inicia no fim do ano as Eliminatórias da Copa do Mundo FIBA 2027, que será disputada no Catar. Ao lado dos Estados Unidos, o país é o único a disputar todas as edições do torneio.
Aleksandar Petrovic, 65 anos, assumiu a Seleção Brasileira em 2017 e esteve no cargo até 2021, retornando em 2024. Ele disputou uma Copa do Mundo em 2019, na China, além de duas finais de Pré-Olímpico - a última com título na Letônia, e a Olimpíada de Paris 2024.