A Confederação Brasileira de Handebol através da sua diretoria de Mini-Handebol, anunciou na última quarta-feira (13) o resultado do edital 2023 para novos polos oficiais e polos futuros de Mini-Handebol. O edital de inscrições foi aberto no dia 1º de outubro e finalizado no dia 1º de dezembro onde cada inscrito passou pela avaliação minuciosa da diretoria.
Ter a chancela da Confederação Brasileira de Handebol é um reconhecimento pelo trabalho realizado com crianças de cinco a dez anos de idade. A partir daí, a equipe de profissionais poderá exibir o selo de polo oficial e participar de todos os eventos destinados à capacitação dos professores da equipe. Já aqueles que são aprovados como polo futuro, são entidades que ainda não desenvolvem o Mini-Handebol, mas que pretendem dar início às atividades. Com isso, a instituição contará com o apoio e orientação necessária para a implantação das ações.
O Mini-Handebol é uma atividade de iniciação aos princípios do handebol, que visa trabalhar de forma adaptada, lúdica e global todo o processo de ensino dos movimentos, ações, aplicações e particularidades dos mesmos aos jogos com ou sem bola para crianças de 5 a 10 anos de idade.
No edital desse ano, 165 instituições de todo Brasil foram inscritas para a obtenção da chancela, sendo 101 aprovadas. O anúncio foi feito pelo diretor nacional de Mini-Handebol Diego Melo de Abreu e pela vice-diretora nacional Telma Lemos em uma live através do canal TV CBHb no YouTube. Participaram também da live as Coordenadoras Nacionais do Mini-Handebol de Praia Thamiris Madeira e Daniela Nicolini.
Em Alagoas, a Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho da cidade de Pilar foi anunciada como polo futuro. Seguindo com os anúncios, outras instituições de Alagoas receberam a chancela de Polo Oficial: O Complexo Esportivo Professor Edson Maia de Queiroz e a Escola Municipal Professora Sueli Cristina Santos Chagas, da cidade de Pilar, além do Clube Alagoano de Handebol – CAHAN, de Maceió.
O anúncio foi recebido com muita alegria por todos, coroando o excelente trabalho que já vem sendo realizado pelo Complexo Esportivo de Pilar, Escola Sueli Cristina e pelo CAHAN, além de alavancar o início das atividades na escola Jarbas Passarinho. Esses polos se juntam aos polos oficiais já existentes em Alagoas, a Escola Monteiro Lobato em Maceió, Instituto Nacional e Colégio Sagrada Família em Palmeira dos Índios.
O trabalho realizado pela Confederação Brasileira através da Diretoria de Mini-Handebol tem gerado muitos frutos positivos. Todas as ações que estavam programadas para 2023 foram realizadas, além de atividades que não estavam no cronograma oficial. Com o anúncio dos novos polos, em todo o Brasil são 589 Polos entre oficiais e futuros.