No próximo final de semana, dias 27 e 28 de maio, Sergipe será a casa do judô nacional e sediará disputas individuais e por equipes no CBI Aberto Nacional de Judô Sub-23. O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Judô, com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, e acontecerá no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju.
O Aberto Nacional de Judô está na segunda edição e a programação inclui as disputas individuais, com 14 categorias de peso, e as equipes mistas. O evento reunirá, aproximadamente, 300 judocas, de 65 clubes, dos 27 estados brasileiros. Sergipe participa com sete clubes e 34 atletas em busca de um lugar no pódio e da classificação para a quarta etapa da seletiva nacional, que acontece em Paris 2024.
A secretária de Estado de Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destaca a importância desse evento para o estado. “Sergipe é sempre escolhido para ser palco de grandes eventos esportivos, isso incentiva nossos atletas e oferece a eles diversas oportunidades, como também dá visibilidade para o trabalho que estamos fazendo. O esporte no nosso estado está crescendo cada vez mais e tenho certeza que estamos fazendo a diferença na vida desses atletas. O Aberto Nacional de Judô é um exemplo, temos um bom número de atletas na disputa e a expectativa é a melhor possível. Esse tipo de evento movimenta a nossa economia e o turismo. Ainda esse ano, teremos outros eventos desse porte em Sergipe”, comemora a secretária.
Para o presidente da Federação Sergipana de Judô (FSJ), Euder Lima, a expectativa para o evento é positiva e receber campeonatos nacionais é importante para o estado e para os atletas sergipanos. “A realização de eventos nacionais aqui no nosso estado é importante porque dá visibilidade para a Federação, para o estado, para os atletas e para os profissionais que trabalham na área. Estou com grandes expectativas para o campeonato, a preparação dos atletas sergipanos é boa, tivemos excelentes resultados no brasileiro regional, então eles estão preparados e confiantes”, afirma.