O Comitê Olímpico do Brasil lançou nesta terça-feira, 28, o edital do processo de candidatura para as cidades que têm interesse em sediar os Jogos da Juventude 2025. Clique aqui para ler o documento, que conta com os detalhes necessários para concorrer.
Também é imprescindível que as candidatas baixem e preencham o questionário complementar ao edital - clique aqui para ter acesso ao documento.
Os Jogos da Juventude são o maior evento multiesportivo para jovens de até 17 anos do Brasil. Organizá-lo requer muito planejamento e estrutura, mas também traz diversos benefícios à cidade-sede.
As cidades interessadas terão até o dia 10 de abril deste ano para enviar a proposta com todos os documentos exigidos. Na sequência, o COB publicará uma relação das classificadas nesta primeira fase. Por fim, serão realizadas visitas técnicas para definição da sede.
O anúncio da cidade vencedora será feito no dia 1 de setembro, durante a cerimônia de abertura da edição 2023 dos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto. Em 2024, o evento será realizado em Blumenau.
Em 2022 os Jogos da Juventude foram disputados em Aracaju, se tornando um sucesso de organização e estrutura, além de ter contado com um alto nível esportivo apresentado pelos jovens.
Jogos da Juventude
Os Jogos da Juventude são organizados pelo COB por meio da diretoria de Desenvolvimento Esportivo, sendo a porta de entrada para muitos que sonham com o caminho olímpico. Desde 2000, o evento reúne anualmente mais de 4.500 jovens atletas, de até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país.
Ao todo, 18 modalidades integram o programa dos Jogos da Juventude: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica rítmica, ginástica artística, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, voleibol, vôlei de praia e wrestling.
Para assegurarem sua presença no evento, os atletas devem estar matriculados em instituições de ensino e participar das seletivas classificatórias organizadas pelas 27 unidades federativas (26 Estados e o Distrito Federal), que contemplam mais de 2 milhões de jovens, de 40.000 escolas e 3.950 cidades brasileiras.