A surfista brasileira Maya Gabeira passará a integrar a lista de embaixadores da Boa Vontade da Unesco. Nesta quarta-feira, a agência da ONU revelou que a nomeação da defensora da restauração dos mares será um dos destaques da Conferência dos Oceanos em Lisboa.
A Unesco evidenciou algumas conquistas de Maya Gabeira como o recorde mundial de 2020 ao surfar uma onda com 22,4 metros.
Ela também venceu o prêmio Espy e foi sete vezes campeã da Liga Mundial do Surf. Maya Gabeira é aplaudida como uma das surfistas mais influentes de todos os tempos pela paixão e compromisso demonstrados na proteção dos oceanos.
As metas da Unesco na Conferência dos Oceanos de 2022 incluem um novo programa global para garantir que comunidades costeiras estejam, preventivamente, “Prontas para Tsunami” até 2030.
O treinamento da Unesco é parte da Década das Nações Unidas da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável.
A Unesco fará parte de eventos internacionais organizados este ano para ampliar a mobilização internacional pelos oceanos.
A diretor-geral da agência, Audrey Azoulay, destaca que é relevante implantar em nível global o programa "Pronto para Tsunami”.
Para ela, a iniciativa é eficaz para a detecção muito rápida desta ameaça. Cerca de 40 comunidades-piloto foram capacitadas em 21 países das regiões do Caribe, do Pacífico e do Oceano Índico.