Na manhã do último Sábado (19/03), a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) realizou as Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária, em Guratuba, litoral paranaense. Durante a Assembleia Geral Ordinária foi realizada a prestação de contas da entidade do ano de 2021, que foi aclamada por unanimidade pelas Federações. Além da participação das Federações filiadas à CBFS, a assembleia também contou com a presença dos membros dos departamentos de arbitragem, técnico, administrativo, financeiro, jurídico e de imprensa da CBFS, assim como a presença do Arthur Steurnagel Berndt representando a ABAFS - Associação Brasileira dos Atletas de Futsal.
“Mais uma prestação de contas que tenho a grande satisfação de apresentar, aclamada por unanimidade por nossos filiados. Tudo isso se deve ao trabalho que realizamos em conjunto as nossas Federações, levando sempre em conta o melhor para o Futsal Brasileiro”, afirmou Marcos Antônio Madeira, Presidente da CBFS.
Já na Assembleia Geral Extraordinária foram abordados diversos assuntos dentre eles destacamos a homologação das Copas Regionais ficando a cargo dos vices consultivos apresentarem a proposta da forma de disputa em 2022 à CBFS, a criação da Taça Brasil nas categorias Sub-07 e 08, a realização do Brasileiro de Seleções Sub17 que acontecerá em Recife – PE entre os dias 12 e 18/09, o fortalecimento das Copa do Brasil Masculina e Feminina e a execução do curso de capacitação dos Representantes da CBFS.
“É sempre muito bom estarmos reunidos com as Federações de Futsal do Brasil, as Assembleias foram de suma importância para que pudéssemos abordar todos os eventos de 2022 com a inclusão do sub-07 e sub-08, vale ressaltar que todas as categorias do gênero masculino estão com os sediamentos contemplados na divisão especial, e estamos trabalhando para contemplar também as de gênero feminino. Fica o destaque para a movimentação dos atletas em 2021 com mais de 23 mil atletas em atividade, e com a grande informação concedida a respeito do maior investimento nas Copas do Brasil com o apoio do SICREDI” comentou Suria Attianesi, gerente do departamento técnico da CBFS”.
Ainda durante a reunião a CBFS e Federações decidiram criar um termo de compromisso para documentar a união entre as partes com relação a arbitragem nacional, manifestando assim o apoio e comprometimento das partes com relação ao tema. Sendo assim ficou definido pelas partes que os árbitros pertencentes ao quadro nacional e estadual só poderão atuar em competições chanceladas ou homologas pela CBFS ou Federações.
O encontro contou também com a apresentação da JOMA/BRW representada pelo Leonardo Munhoz, gerente comercial da marca no Brasil, que destacou “Para nós como parceiros e admiradores da CBFS por tudo que ela representa no país é muito importante estarmos presentes nesse tipo de evento para fomentarmos a parceira e entendermos como podemos caminhar juntos não só com a Confederação, mas também com as Federações Estaduais e assim elevar o Futsal no Brasil. Nossa intenção é fomentar o esporte principalmente nas categorias de base contribuindo na formação do cidadão, sendo assim foi um privilégio estarmos nesse evento, temos certeza de que essa parceria já consolidada trará muitos frutos aqui no Brasil”.