Após muitas discussões na reunião para os ajustes de como seria a disputa da série C do Campeonato Brasileiro 2022, ficou definido que o formato com dois grupos de10 times na primeira fase dará lugar a um turno único entre as 20 equipes com todos jogando contra todos, e os oito primeiros colocados avançando para uma segunda fase. Para definição de quais times jogarão uma partida a mais em casa, foi usado o Ranking da CBF
A segunda fase permanecerá igual à do ano passado. Com os oito melhores da primeira fase, o torneio terá dois quadrangulares do acesso, em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave subirão para a Série B. Ao fim dos jogos da segunda fase, os líderes de cada quadrangular farão a final da competição. Os quatro piores da primeira fase, que terá 19 rodadas, cairão para a Série D.
Doze clubes votaram pela mudança da fórmula de disputa: Aparecidense, Botafogo-SP, Brasil de Pelotas, Confiança, Figueirense, Manaus, Mirassol Paysandu, Remo, São José-RS, Volta Redonda e Ypiranga-RS. Já oito clubes, todos do Nordeste, foram contra a mudança, pois queriam o torneio regionalizado com dois grupos de dez equipes cada: ABC, Altos, Atlético-CE, Botafogo-PB, Campinense, Ferroviário, Floresta e Vitória. O Confiança foi o único time da região Nordeste que votou a favor da proposta vencedora.
O início da Série C do Brasileirão está marcada para o dia 10 de abril e tem término previsto para o dia 1º de outubro. A CBF já havia divulgado em seu calendário que o torneio teria 26 datas, mas com a mudança, o campeonato passa a ter uma data a mais, uma vez que a primeira fase passará a ter 19, uma a mais que no formato anterior. Nos próximos dias, a tabela geral da competição será divulgada pela CBF.