De acordo com uma pesquisa da Catho, plataforma gratuita de empregos, a fluência em um segundo idioma pode apresentar benefícios significativos na jornada profissional, como aumento salarial, já para os mais jovens que estão começando a carreira. Apenas no cargo de analista, a diferença de salário para quem fala inglês é de 58%. No nível técnico, uma pessoa fluente pode ganhar 49% a mais.
Além disso, Fabio Maeda, diretor da unidade de candidatos da Catho, ressalta que, conforme a pesquisa, os aumentos salariais aparecem já no nível intermediário, incentivando os jovens a aprimorar essa habilidade: “Ou seja, não precisa ser totalmente fluente no idioma para começar a sentir diferença no salário. A partir do nível intermediário o profissional já encontra mudanças representativas e, sem dúvidas, ajuda a impulsionar o sucesso estimulando que essa prática seja cada vez mais frequente na vida do profissional”.
Por que o inglês é tão importante?
Segundo o diretor, o acesso a uma segunda língua traz pontos importantes, como o acesso a melhores oportunidades de trabalho, principalmente em empresas que atuam com importação e exportação, tecnologia e segmentos que necessitam do segundo idioma. Ainda, a fluência permite que jovens profissionais acessem conhecimento técnico de ponta, participem de conferências internacionais e desenvolvam networking com especialistas de outros países, contribuindo para seu aprendizado e crescimento estratégico em áreas específicas.
“Junto a isso, o jovem tem maior visibilidade, visto que, em um cenário competitivo no mercado de trabalho, falar inglês pode ser um dos fatores que mais impulsionam a visibilidade até mesmo dentro da própria empresa”, complementa Maeda.
E quem quer começar?
Para quem deseja iniciar essa prática e chegar a uma fluência visando o sucesso profissional a médio e longo prazo, dicas são sempre bem-vindas e podem ajudar logo no início. Diante disso, o diretor da Catho separou algumas orientações valiosas para que os jovens saibam por onde começar e como manter essa habilidade:
“Essa fluência é um diferencial competitivo para os jovens profissionais brasileiros, e pode abrir portas incríveis e acelerar o crescimento na carreira. O mercado está em busca de candidatos interessados em se desenvolver constantemente e que buscam novos aprendizados para atuar em um cenário globalizado. Não hesitar em investir em aprendizado é crucial e o sucesso será uma consequência”, conclui Fabio.