noticias162 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Educação

Fluência em inglês pode impulsionar a carreira: dicas para jovens profissionais

Levantamento da Catho mostra como o domínio do segundo idioma aumenta, inclusive, o salário já em cargos de analista

Publicada em 12/11/24 às 19:14h

Web TV e Rádio Nacional


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fluência em inglês pode impulsionar a carreira: dicas para jovens profissionais  Compartilhar a noticia Fluência em inglês pode impulsionar a carreira: dicas para jovens profissionais  Compartilhar a noticia Fluência em inglês pode impulsionar a carreira: dicas para jovens profissionais

Link da Notícia:

Fluência em inglês pode impulsionar a carreira: dicas para jovens profissionais
 (Foto: banco de imagem/freepik)

De acordo com uma pesquisa da Catho, plataforma gratuita de empregos, a fluência em um segundo idioma pode apresentar benefícios significativos na jornada profissional, como aumento salarial, já para os mais jovens que estão começando a carreira. Apenas no cargo de analista, a diferença de salário para quem fala inglês é de 58%. No nível técnico, uma pessoa fluente pode ganhar 49% a mais.
 

Além disso, Fabio Maeda, diretor da unidade de candidatos da Catho, ressalta que, conforme a pesquisa, os aumentos salariais aparecem já no nível intermediário, incentivando os jovens a aprimorar essa habilidade: “Ou seja, não precisa ser totalmente fluente no idioma para começar a sentir diferença no salário. A partir do nível intermediário o profissional já encontra mudanças representativas e, sem dúvidas, ajuda a impulsionar o sucesso estimulando que essa prática seja cada vez mais frequente na vida do profissional”.
 

Por que o inglês é tão importante?
 

Segundo o diretor, o acesso a uma segunda língua traz pontos importantes, como o acesso a melhores oportunidades de trabalho, principalmente em empresas que atuam com importação e exportação, tecnologia e segmentos que necessitam do segundo idioma. Ainda, a fluência permite que jovens profissionais acessem conhecimento técnico de ponta, participem de conferências internacionais e desenvolvam networking com especialistas de outros países, contribuindo para seu aprendizado e crescimento estratégico em áreas específicas.
 

“Junto a isso, o jovem tem maior visibilidade, visto que, em um cenário competitivo no mercado de trabalho, falar inglês pode ser um dos fatores que mais impulsionam a visibilidade até mesmo dentro da própria empresa”, complementa Maeda.
 

E quem quer começar?
 

Para quem deseja iniciar essa prática e chegar a uma fluência visando o sucesso profissional a médio e longo prazo, dicas são sempre bem-vindas e podem ajudar logo no início. Diante disso, o diretor da Catho separou algumas orientações valiosas para que os jovens saibam por onde começar e como manter essa habilidade:

  1. Use e abuse de recursos gratuitos na internet: “Hoje, temos à disposição ferramentas tecnológicas que são ótimas aliadas nesse processo, ainda mais por serem gratuitas. Utilize aplicativos de idiomas, escute podcasts, veja vídeos, leia livros online, consuma entretenimento em inglês, como séries ou jogos”, pontua Fabio.
  2. Pratique diariamente: O diretor destaca que, além de ouvir, a prática também é muito importante e deve ser feita todos os dias, seja anotando as coisas novas que aprendeu ou pesquisando novas formas de consumir o idioma. Escutar músicas em inglês acompanhando a letra pode ser uma ótima opção de treinamento.
  3. Participe de grupos de troca de idioma: “Feiras, seminários e webinars internacionais são uma ótima oportunidade para exercitar o inglês e fazer conexões valiosas. Muitos também podem ser encontrados na internet e ter um acesso mais flexível”, diz o especialista.
  4. Treine com amigos e acompanhe influenciadores: Outro ponto apontado por Maeda são os encontros com os amigos para praticar a segunda língua, ao mesmo tempo em que o jovem pode acompanhar influenciadores nas redes sociais que sempre vão compartilhar alguma coisa nova para aprender.
     

“Essa fluência é um diferencial competitivo para os jovens profissionais brasileiros, e pode abrir portas incríveis e acelerar o crescimento na carreira. O mercado está em busca de candidatos interessados em se desenvolver constantemente e que buscam novos aprendizados para atuar em um cenário globalizado. Não hesitar em investir em aprendizado é crucial e o sucesso será uma consequência”, conclui Fabio.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação