O programa de Financiamento Estudantil (Fies) recebe inscrições até esta sexta-feira (11). Quem foi selecionado para o Prouni - programa de bolsas estudantis que contempla estudantes de baixa renda - precisa entregar a documentação comprovando as informações prestadas na inscrição até o dia 14 de março, segunda-feira.
Para o especialista em educação Afonso Galvão, a possibilidade de financiar o curso superior é muito importante para garantir o acesso ao ensino superior. "Porque com o Fies os alunos têm condições de cursar, por exemplo, a faculdade particular, não é? Aqueles com renda precária que não conseguem pagar pela educação superior", comenta.
Cerca de 24% dos brasileiros têm acesso à educação de nível superior. Um número que pode ser maior na opinião de Galvão. Ele compara a países vizinhos, como a Argentina, que consegue que 34% de sua população curse uma faculdade.
Para o especialista, a chave para a melhoria da educação superior é melhorar a educação básica. “É fazer com que os alunos fiquem melhores em termos de qualidade já na largada, já iniciam o curso superior”, pondera.
Para ele, programas como as cotas para alunos vindos das escolas públicas, o Prouni e o Fies são estratégias que ampliaram o acesso.
Segunda chamada Sisu
Desde essa quinta-feira (10), as universidades começaram a convocar candidatos que fizeram a inscrição pelo Sisu e estavam esperando as vagas remanescentes. As convocações devem ser conferidas nos sites das próprias instituições de ensino.
A estudante Bárbara Almeida, de 19 anos, foi uma das contempladas na primeira chamada do processo de 2022 do Sisu. Contudo, como já está fazendo outro curso na UnB, optou por não efetivar a matrícula no Instituto Federal de Brasília. "Não quis trocar uma graduação completa pelo tecnólogo", disse. A vaga dela ficou, portanto, disponível para quem esperava por uma oportunidade para design de produto.
Por meio do Sisu, foram oferecidas 221.790 vagas em mais de 6 mil cursos de 125 em universidades e instituições federais de todo o país.