noticias24 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Economia

Pequenos negócios seguem em recuperação após pandemia, revela pesquisa

O percentual de empresas com queda no faturamento foi o menor desde o início da pandemia, reduzindo também o nível médio de impacto da pandemia nos negócios

Publicada em 03/06/22 às 12:42h

Web TV e Rádio Nacional com FGV


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pequenos negócios seguem em recuperação após pandemia, revela pesquisa  Compartilhar a noticia Pequenos negócios seguem em recuperação após pandemia, revela pesquisa  Compartilhar a noticia Pequenos negócios seguem em recuperação após pandemia, revela pesquisa

Link da Notícia:

Pequenos negócios seguem em recuperação após pandemia, revela pesquisa
 (Foto: FGV)

Os pequenos negócios brasileiros seguem em recuperação, com redução da quantidade de empresas que vem sofrendo, em relação a queda do faturamento, além de mais nenhum dos 20 segmentos apresentarem piora de sua situação. Esta foi a principal conclusão da atual edição da pesquisa da FGV Projetos, coordenada pelo gerente executivo, Luiz Gustavo Barbosa, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O percentual de empresas com queda no faturamento foi o menor desde o início da pandemia, reduzindo também o nível médio de impacto da pandemia nos negócios, com perda de 23% em relação ao período pré-pandemia (entre as MPEs esse percentual é de 14%).

Além disso, a pandemia já não é o principal fator limitador ao crescimento dos negócios. Sendo o central, atualmente, o aumento dos custos (insumos/mercadoria, combustíveis, aluguel, energia).

Outro importante fator a ser destacado sobre a recuperação desses negócios é que os segmentos mais afetados pela pandemia (artesanato, beleza, economia criativa, turismo e moda) apresentam evolução positiva. Os destaques são para turismo e economia criativa, cujo registro mostra forte ritmo de recuperação do faturamento (em relação ao nível pré-pandemia), nos últimos meses (aumento de 13 e 14 pontos percentuais em relação à última pesquisa, enquanto a média total subiu 7 p.p.).

Para ter acesso a pesquisa completa, clique no link.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2025 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação