Os contribuintes que tentaram baixar o programa da Receita Federal para fazer declaração do Imposto de Renda 2022 na segunda-feira (07), tiveram dificuldade para concluir o download no primeiro dia do prazo da declaração.
Em comunicado, a Receita Federal informou que o programa gerador da declaração apresentou instabilidade durante todo o dia em virtude do alto número de acessos. De acordo com o órgão, até às 5 horas da tarde, mais de 750 mil contribuintes já haviam baixado o programa.
Comparando a 2021, no mesmo horário, foram realizados menos da metade de downloads: 312 mil.
Muitas pessoas não conseguiram concluir o procedimento da declaração, como a contadora Marta Lucena, de Brasília que sequer conseguiu fazer o download do programa no site da Receita. O contador Djan Gomes, também de Brasília, explica que muitos de seus clientes estavam ansiosos pela conclusão da entrega do Imposto de Renda nas primeiras horas desta segunda, o que não foi possível.
Todo ano é liberado um programa novo para preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Também é possível declarar online ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.
Este ano, o prazo para entrega da declaração vai até as 23h e 59 minutos de 29 de abril. É obrigado a declarar o imposto quem recebeu, em 2021, rendimentos tributáveis maiores que R$ 28.559,70. Até às 17h, foram entregues 130 mil declarações.