Entre as novidades anunciadas pela Receita Federal sobre o Imposto de Renda 2022 é a possibilidade de o contribuinte utilizar o Pix para receber o crédito da restituição do imposto na conta. A ideia é facilitar o pagamento minimizar possíveis erros de preenchimento dos dados bancários.
Segundo o especialista em contabilidade Reginaldo Pereira de Araújo, para que contribuinte receba o valor da restituição do Imposto de Renda por meio do pagamento instantâneo, é preciso que a chave do Pix seja igual ao CPF do titular da declaração.
"Não é possível que seja por e-mail, telefone ou chave aleatória. É obrigatório que seja pelo CPF do titular da declaração. Também será possível pagar com Pix o DARF emitido pelo programa aplicativo do Imposto de Renda, quando houver imposto a pagar”, explica.
Caso o contribuinte queira usar o Pix, precisa verificar se a chave do Pix da conta bancária é cadastrada com o número do seu CPF. Se não for, basta criar uma.
O Pix poderá, ainda, ser usado para pagamento de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs). Esse mecanismo poderá ajudar empreendedores e profissionais financeiros que precisam, todos os anos, pagar diferentes tributos por meio do documento.