Ao receber a conta de luz no final do mês, é comum muitos consumidores observarem apenas o seu valor final, em R$ (reais). Com o objetivo de orientar os alagoanos como acompanhar e controlar o consumo diário de eletrônicos e eletrodomésticos, a Equatorial Alagoas separou dicas valiosas que podem contribuir com a mudança de hábito e com uma fatura compatível com o seu orçamento.
Com o medidor digital, equipamento que boa parte dos clientes já possuem instalado na unidade, é possível verificar a leitura direta do consumo. A gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial, Patrícia Moraes, explica a importância dos consumidores estarem cientes de como é feita a leitura e como o consumo pode ser acompanhado.
“Vale lembrar que o valor da conta está diretamente relacionado aos hábitos de consumo e a utilização de equipamentos. Estamos no verão, umas das estações mais quentes e com esse aumento da temperatura, é normal que a população passe a utilizar com mais frequência alguns eletrodomésticos. É pela soma do consumo de todos os aparelhos que são utilizados no cotidiano, que chegamos ao valor final da conta de luz, lembrando da tarifa e também dos impostos”, destaca a gerente.
Como realizar o cálculo?
Para os alagoanos que desejam calcular o consumo médio de energia (kWh) de um equipamento de acordo com o seu hábito de uso, o primeiro passo é procurar a potência do aparelho no manual do fabricante. Em seguida, para verificar o consumo de cada aparelho basta utilizar a seguinte fórmula:
CONSUMO (kWh) = (Potência (W) x nº horas de uso por dia x nº dias de uso por mês) ÷ 1000
É importante ficar atento ao funcionamento de equipamentos que “ligam e desligam” periodicamente como: ar condicionados, geladeiras, freezers, ferro de passar roupas, máquinas de lavar, entre outros.