Há 10 anos, o autônomo Irlis Barbosa sonhava em ter o documento da sua casa, onde ele vive com a família em Japaratinga, município beneficiado com a ação do Programa Moradia Legal, nesta segunda (09).
“Eu fico muito feliz porque era o meu sonho e o de muita gente aqui. Hoje a gente tem o prazer de ter esse documento, uma coisa muito importante na nossa vida”, falou.
Ele aproveitou para agradecer a todos os responsáveis pela realização desse sonho.
“Eu só tenho a agradecer a Deus, a toda a prefeitura, ao Poder Judiciário também, pois está todo mundo junto nos dando esse privilégio de a gente poder ser beneficiado com esse documento”, disse.
Mais de seis mil beneficiados
Com a ação em Japaratinga, a 6ª edição do Moradia Legal atinge a marca de mais de seis mil famílias beneficiadas em diversos municípios de Alagoas.
É a segunda vez que o programa chega a Japaratinga. Na primeira etapa, em outubro, foram entregues 52 títulos de propriedade. Desta vez, o Moradia Legal beneficiou 36 famílias da rua da Jaqueira, na cidade.
A juíza Lígia Mont Alverne representou a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) no evento e ressaltou a importância de ajudar as pessoas que mais precisam.
“A titularização de imóveis é ainda mais importante em uma área como Japaratinga de grande especulação imobiliária e trazer para essas famílias esse direito constitucional à moradia é de uma importância enorme”, pontuou.
Ela explicou que o programa beneficia as famílias em diversos aspectos. “Primeiramente a segurança, ter a propriedade, o registro, tudo legalizado trará a essa família o conforto e a segurança para poder vender, negociar, alugar, fazer como fonte de renda, principalmente aqui em Japaratinga”, destacou.
Parceria
O programa Moradia Legal é uma parceria entre o Judiciário alagoano, as prefeituras das cidades, a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) e a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg).
O prefeito de Japaratinga enfatizou a honra em, mais uma vez, beneficiar o povo da cidade.
“É um sentimento de grande felicidade. Eu quero parabenizar aqui o doutor Fernando Tourinho, presidente do Tribunal da Justiça, junto com toda a sua equipe, pelo brilhante trabalho, pois é isso que a Japaratinga precisa, reconhecimento do trabalho da Justiça com a nossa população mais carente”, ressaltou.
O prefeito ainda pontuou que mais etapas virão para concluir os imóveis que precisam de regularização.
“Agora tem em torno de 120 imóveis para regularizar. Vamos finalizar o restante e passar para outro povoado. Não vamos parar, não. Cada povoado que tiver documentação para entregar à nossa população, vamos fazer”, prometeu.
Participaram do evento representantes do Judiciário, dos cartórios, do Executivo e Legislativo municipais.