Arapiraca avança em tecnologia para garantir a segurança de seus moradores e visitantes. Na última quinta-feira, o totem do sistema de segurança por videomonitoramento foi instalado no Largo Dom Fernando Gomes. A previsão é de que até o final do ano, as 68 câmeras estejam funcionando nos principais pontos.
A Secretaria de Defesa Social irá receber um tablet do Centro Integrado de Monitoramento, responsável pelo monitoramento em Maceió. Através das câmeras, o Centro de Monitoramento acionará o 3º Batalhão da Polícia Militar para que se dirija ao local. Além dos policiais militares, a Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros também receberão o equipamento para acessar as imagens.
Para o secretário, Enio Bolivar, a parceria entre estado e município é fundamental. “Com essa tecnologia, a Polícia Militar terá um suporte ainda mais efetivo para atuar na prevenção e respostas rápidas a situações de risco. Essa parceria entre estado e município é essencial, pois quando trabalhamos de forma integrada, conseguimos potencializar os resultados e oferecer uma segurança ainda maior para a população. Nosso objetivo é que, com o apoio do município e a expertise da Polícia Militar, Arapiraca se torne um modelo em segurança pública, apostando na inovação e em estratégias de prevenção para proteger nossos cidadãos.”, destacou.
Serão 68 câmeras espalhadas na cidade; 40 com amplitude de 360º em 10 pontos e 28 de leituras de placas e reconhecimento de veículos em 14 locais.
Alinhamento
Na última quinta-feira, o coronel também esteve com o governador em exercício Ronaldo Lessa e representantes dos comerciantes para tratar das demandas do Centro de Arapiraca. Ronaldo Lessa destacou a importância da aproximação do governo com Arapiraca, e ressaltou que esse é um primeiro passo para garantir a escuta e resolução de demandas do município que conta com o apoio do governo do Estado.